28 de Outubro de 2013
Tubos schedule, informações técnicas dos tubos schedule

Tubo Schedule é a denominação dada ao resultado arredondado à dezena calculado pela fórmula: SCH = P / S onde P é a pressão de trabalho do tubo e S é a tensão (pressão) correspondente a 60% do limite de escoamento do material a 20 Graus C.

Portanto para um mesmo diâmetro externo de um tubo de condução, quanto maior o SCH maior a espessura de parede em relação ao seu diâmetro. O Schedule define, portanto, a espessura de parede do tubo de condução, sendo que os valores estabelecidos para cada Schedule (espessura) nos vários diâmetros são tabulados e convencionados nas normas correspondentes.

Por exemplo, os Tubos das normas ASTM e NBR 5590 seguem as dimensões conforme o padrão definido na norma ANSI B 36.10. Nas normas menos comuns, as europeias DIN, BS e outras, bem como nas normas brasileiras ABNT, não é comum a designação das espessuras em Schedule e sim conforme recomendação da ISSO (INTERNACIONAL STANDARDZATION ORGANIZATION) que estabelece classes de espessuras, que são definidas conforme tabela de cada norma.

Os Tubos Schedule são Tubos de Aço condutores de fluídos, com requisitos de qualidade. Possuem limites e tolerâncias de composição química e propriedades mecânicas especificadas pela norma NBR 5590. Os Tubos de Aço NBR 5590/A53 ou Tubos SCH, como são conhecidos, são tubos de aço carbono utilizados na condução de fluidos também sob pressão e/ou altas temperaturas em aplicações mecânicas e usinagens em geral.

A Tubos ABC fornece Tubos Schedule com ou sem costura, pretos ou galvanizados, em barras ou em alguns casos cortados sob medida. Os Tubos Schedule são obrigatoriamente fornecidos com certificado de qualidade, caracterizando os resultados dos testes mecânicos e ensaios efetuados no ato da fabricação do tubo de aço, permitindo assim total acuracidade e segurança em suas instalações.