valvulas-de-seguranca O objetivo principal das válvulas de segurança é a proteção da vida, da propriedade e do meio ambiente. 

A válvula de segurança foi projetada para abrir e aliviar o excesso de pressão dos recipientes ou equipamentos, e impedir a liberação do fluido depois que as condições normais forem restauradas.

As válvulas de segurança são dispositivos de segurança e, em muitos casos, a última linha de defesa. 

A válvula de segurança não é um regulador de válvula ou da pressão do processo, e não deve ser mal utilizada para tal. Ela deve ter que operar por um único propósito: proteção contra sobrepressão.

Razões mais comuns para sobrepressão em um vaso:

  • Descarga Bloqueada
  • Exposição ao fogo no exterior
  • Expansão térmica
  • Reação química
  • Calor ruptura do tubo permutador
  • Falha do sistema de refrigeração

Cada um dos eventos listados acima pode ocorrer individual e separadamente do outro. Eles podem ocorrer simultaneamente também. Cada causa de sobrepressão irá também criar uma massa ou volume de fluxo diferente a ser descarregado, por exemplo, o fluxo de massa pequena para a expansão térmica e grande fluxo de massa, no caso de uma reação química. É de responsabilidade do usuário determinar o pior cenário possível para o dimensionamento e seleção de um dispositivo de alívio de pressão adequado.

Principais tipos de válvulas de segurança e sua função:

Existem dois tipos principais de válvulas de segurança:

- Válvulas de segurança com mola;

- Válvulas de segurança pilotadas.

Para as válvulas que têm sua construção de acordo com a norma ASME B 16.34 os valores de classes de pressão encontrados são: 150, 300, 600, 900, 1500, 2500 e 4500 PSI. 

Para temperaturas entre -29 °C até 270 °C na classe 150 e até 454 °C nas classes 300 e acima, para o aço carbono ASTM A 216 gr. WCB.

Esses números determinam uma faixa de trabalho em que a válvula pode operar e de acordo com a temperatura do fluido.

Para aquelas construídas conforme a norma DIN os valores são dados considerando-se que a temperatura do fluido esteja entre -10 °C a 120 °C e os valores encontrados são: PN 6, PN 10, PN16, PN 25, PN 40, PN 63, PN 100, PN 160, PN 250, PN 320 e PN 400.
FAÇA UM ORÇAMENTO