26 de Março de 2014
Tubos de aço, aplicações tubos de aço carbono com e sem costura

Tubos de Aço:

Dependendo do tipo aplicável a qual é fabricado, os Tubos de Aço são geralmente indicados pelo diâmetro nominal, com um diâmetro externo constante e um schedule que define a espessura.

Os Tubos de Aço são mais frequentemente especificados pelo diâmetro externo e espessura da parede, mas pode ser determinado por qualquer um dos dois, DE, diâmetro interno (DI), e da espessura da parede.

O Tubo é geralmente fabricado a um dos vários padrões industriais nacionais e internacionais. Embora existam normas semelhantes para tubulação e aplicação específica da indústria, a fabricação de tubos de aço é muitas vezes feita de tamanhos personalizados e uma ampla gama de diâmetros e tolerâncias.

Existem dois processos para a fabricação de Tubos de Aço:

1) Tubos de Aço Carbono sem Costura cujo termo em inglês utilizado é SMLS;
2) Tubos de Aço Carbono com Costura;

Tubo de Aço sem Costura.

Os Tubos de Aço são formados pelo desenho de um sólido sobre uma haste de perfuração para criar o oco. Como o processo de fabricação não inclui qualquer soldadura, os Tubos de aço sem costura são percebidos como mais fortes e mais confiáveis.

Historicamente os tubos de aço sem costura foram utilizados para suportar a pressão melhor do que os outros tipos, e muitas vezes eram mais facilmente disponíveis do que tubos soldados.


Tubos de Aço com costura:

Avanços desde 1970 em materiais, controle de processos e ensaios não destrutivos, permitiram que os tubos de aço soldados pudessem substituir perfeitamente os tubos de aço sem costura em muitas aplicações.

Tubos de aço soldados são também conhecido como Soldado por Resistência Elétrica, ou "ERW" na abreviação em inglês.
A zona de soldadura pode também ser tratada pelo calor para fazer a costura menos visível.

Os tubos de aço soldados muitas vezes tem tolerâncias dimensionais mais apertadas.Há uma série de processos que podem ser usados para produzir tubos ERW. Cada um destes processos conduz a coalescência ou fusão dos componentes de aço para tubos.
A corrente elétrica é passada através de superfícies que têm de ser soldadas entre si, como os componentes a serem soldados em conjunto resistir à corrente elétrica, o calor gerado é que forma a soldadura.

Os tubos ERW são fabricados a partir da soldadura longitudinal de aço. O processo de soldadura para os tubos ERW é contínuo em oposição à soldadura de secções distintas de intervalos.
A alta frequência tecnologia de indução (HFI) processo de soldagem é usada para a fabricação de tubos de aço ERW. Neste processo a corrente para soldar o tubo de aço é aplicada por meio de uma bobina de indução em torno do tubo. HFI é geralmente considerada tecnicamente superior a ERW "comum" na fabricação de tubos para aplicações críticas, como para uso no setor de energia Além de outros usos em aplicações de tubos de linha, bem como para revestimento e tubagem.

Existem duas tecnologias que podem ser utilizadas para a fabricação de tubos de aço de tamanhos maiores do que os tubos de aço, que podem ser produzidos por processos de costura e ERW.
Os dois tipos de tubos produzidos por estas tecnologias são Longitudinal arco submerso soldado (SAW) e espiral arco submerso soldado (SSAW) tubos. SAW são feitas por dobra e soldagem de chapas de aço de largura e mais comumente usado em aplicações de petróleo e gás.

Devido ao seu alto custo, os tubos SAW raramente são usados em aplicações de menor valor não energéticos, como tubulações de água. Tubos SSAW são produzidos pela espiral (helicoidal) soldagem de bobina de aço e tem uma vantagem de custo sobre tubos SAW como o processo usa bobinas em vez de placas de aço. Como tal, em aplicações onde a espiral de solda é aceitável, tubos SSAW pode ser preferido sobre tubos SAW. Ambos os tubos SAW e tubos SSAW competem contra tubos ERW e tubos sem costura nas faixas de diâmetro de 16 “a 24”.

A Tubos ABC Comercializa Tubos, Válvulas, Flanges e Conexões. Consulte mais em nossa página de produtos