
Novo centro de distribuição Tubos ABC pensado para atender melhor nossos clientes
15 de março de 2021
Conexões de aço com e sem CRC Petrobras
5 de abril de 2021A Europa está avançando cada vez mais nas tecnologias de descarbonização, trazendo mais benefícios para o meio ambiente, pessoas, e para o mundo em geral.
Indústrias que produzem aço são umas das que mais emitem gases poluentes no ar, e mudar esse sistema faz toda a diferença. Confira mais sobre o assunto em nosso texto!
Conheça a importância da descarbonização para o meio ambiente
A descarbonização é um processo essencial para o meio ambiente, afinal quando combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão e petróleo são queimados para gerar energia, acabam liberando gás carbônico (CO₂) no ar.
O gás carbônico é prejudicial não apenas para o meio ambiente, mas também para o ser humano. Ele é liberado na atmosfera, há anos, por diversos meios como: veículos movidos a gasolina ou óleo diesel, produção de energia elétrica, na indústria, entre muitos outros.
Descarbonizar é simplesmente o processo de evitar ou reduzir a longo prazo a liberação do gás carbônico no ar, principalmente por indústrias que produzem esse gás em grandes quantidades.
O gás carbônico é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global, por isso é muito importante pensar cada vez mais na descarbonização.
A solução é as indústrias converterem seus sistemas de forma econômica e sustentável para fontes de energia limpa, reduzindo as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e ajudando na estabilização do clima.
Conforme estudo realizado pela consultoria Material Economics e encomendado pela European Climate Foundation (ECF), as indústrias intensivas em energia podem alcançar emissões líquidas zero até 2050.
A situação pode melhorar ainda mais com o apoio de políticas públicas adequadas, para contribuírem com as emissões de toda a União Europeia (UE) e zerarem a emissão de carbono no ar em meados do mesmo século.

Benefícios da descarbonização
Existem diversos benefícios de investir na descarbonização, benefícios para as indústrias, para a economia e para o meio ambiente. Veja alguns exemplos a seguir:
- Benefícios para a indústria: processos mais eficientes, melhoria na imagem da indústria perante consumidores; e contribuição para o desenvolvimento econômico de setores sustentáveis da economia.
- Benefícios Econômicos: incentivos fiscais e redução de impostos, menor payback relativo; e geração de certificados de sustentabilidade para o negócio.
- Benefícios para o meio ambiente: descarbonização como aliada da sustentabilidade. Isso porque a emissão de gás carbônico é um dos impactos ambientais mais negativos da atividade humana, representando uma ameaça ao ecossistema e à vida no planeta.
Quando as empresas investem em equipamentos mais eficientes, o gasto de matéria prima cai gerando uma economia para a empresa. Isso também traz menos desgaste final para o meio ambiente além de diminuir os rejeitos da operação.
Outra perspectiva a ser avaliada é utilização de fontes de energia renovável, ou seja, solar, biomassa, eólica, água, maremotriz e geotérmica.
O uso de tais tecnologias possui incentivos fiscais e econômicos, o que significa que há redução nos gastos com energia elétrica nas empresas, por exemplo.
E o fato de ser renovável indica que será compensado ou evitado o uso de fontes nocivas ao meio ambiente também.
Saiba tudo sobre as tecnologias de descarbonização
Empresas responsáveis estão cada vez mais investindo na descarbonização, um exemplo atual é referente a indústria do aço da Europa. Alguns exemplos simples de tecnologias que envolvem a descarbonização são:
- Mudar a fonte de energia para processos industriais
Essa mudança é feita substituindo combustíveis fósseis por fontes de energia renovável, como a energia solar e a eólica. Ambas são boas, atuais e podem ser utilizadas em diferentes setores, principalmente da economia, e a energia solar em residências.
A substituição de fontes de combustíveis fósseis pela fontes renováveis são uma excelente saída para o meio ambiente e muitas vezes é possível beneficiar, inclusive, as pessoas com incentivos fiscais e descontos nas faturas pagas de energia.

- Melhorar os processos industriais
Outra alternativa para a descarbonização é investir em aprimoramento de processos industriais. Um exemplo é: realizar a troca de equipamentos por outros mais tecnológicos que possuem melhor eficiência e potencial para automação.
Ainda é possível utilizar um sistema de gestão de insumos energéticos, no qual é possível o monitoramento, controle dos consumos, balanços de massa, energia e emissões equivalentes de CO₂.
Esse tipo de sistema se mostra essencial para a sustentabilidade da indústria e para atingir os objetivos traçados para a descarbonização.
As indústrias que mais emitem gases poluentes ao meio ambiente são as siderúrgicas e metalúrgicas. Dentre as soluções está a instalação de programas de eficiência dos altos fornos (AF).
Esses programas são capazes de melhorar a eficiência e/ou diminuir as perdas de produção de diferentes maneiras, como por exemplo, através do uso de minério de alta qualidade aumentando a produtividade e a eficiência energética do processo siderúrgico.
Uma outra opção boa para descarbonização é aumentar o uso de injeção de combustível por meio de injeção de carvão pulverizado (PCI), gás natural, biomassa ou usando gás de coqueria no AF como fonte de energia.
A economia de energia pode ser estimada em 3,76 GJ/t por carvão injetado, por exemplo. Se a taxa média de injeção de carvão pulverizado (PCI) em nível global fosse 180 kg/t-metal quente, cerca de 10 Mt de CO₂ poderiam ser evitados.
Outro método é a utilização de sucata nos fornos elétricos a arco. Este processo maximiza a reciclagem ao derreter mais sucata nos FEAs.
O funcionamento dos fornos elétricos a arco (FEA) é baseado principalmente em sucata de aço ou ferro-ligas como entrada para produção de aço ou outras ferro-ligas e tem um impacto ambiental significativamente menor em comparação com os AFs.
Em conjunto com os FEAs, é interessante que o fornecimento de energia baseado em energias renováveis esteja garantido e com vantagens comerciais relativas às demais fontes de energia.
Somos distribuidores de tubos de aço sustentáveis
A Tubos ABC busca trabalhar com a descarbonização, fornecendo tubos de aço sustentável e muitos outros. Possuímos tubos com costura e tubos sem costura, para serem utilizados nas condições mais exigentes, como ambientes de trabalho expostos ao tempo.
Somos uma empresa especializada na distribuição de tubos em vários modelos e formatos. Comercializando também válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Os produtos são fabricados de acordo com determinadas especificações de projeto e normas nacionais ou internacionais.
Em parceria com fornecedores qualificados em todo o mundo, a Tubos ABC oferece soluções de revestimento abrangentes para oleodutos, gasodutos e outras aplicações tubulares, principalmente na norma DIN 30670.
Nossos produtos atendem as necessidades da indústria do petróleo para o transporte terrestre e são ideais para uso em condições extremas, tais como ambientes corrosivos, baixas e altas temperaturas e alta pressão.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!
