
Tubo Calandrado com Costura Saw
13 de setembro de 2021
Conheça as aplicações de tubos de aço cortados
27 de setembro de 2021O Aço Inox é muito versátil, resistente à corrosão e a diversos outros fatores. Possui grande durabilidade e pode ser utilizado em diferentes tipos de aplicações.
Possui uma ampla variedade de classes, classificado em 3 tipos de famílias: os Austeníticos, os Ferríticos e os Martensíticos. Neste artigo, vamos falar do Aço Inox 304, 316, 304L e o 316L, da família dos Austeníticos. Confira mais sobre o assunto no texto de hoje!
Principais diferenças entre o Aço Inox 304 e o 316?
O Aço 304, conhecido também como AISI 304 é o tipo de Aço Inox mais comum no mercado, é utilizado em áreas como utensílios de cozinha, hospitais, indústrias farmacêuticas, químicas e petroquímicas.
Já o 304L ou AISI 304L é uma versão mais aprimorada do AISI 304, este pode ser usado na produção dos mesmos artigos que necessitam de uma proteção extra à corrosão interna (intercristalina).
O Aço 316 ou AISI 316 conta com molibdênio em sua composição, sendo uma alternativa superior para aplicações semelhantes aos dos tipos AISI 304 e AISI 304L.
E o Aço 316L ou AISI 316L é uma versão com menos carbono do que o modelo AISI 316, que confere uma maior resistência à corrosão interna (intercristalina).
Apesar de todos os Aços Inox possuírem os mesmos principais componentes químicos e serem resistentes à corrosão, nem todos são idênticos, alguns possuem ainda mais componentes químicos e suas aplicações são diferentes. Eles são encontrados em diversos equipamentos e apresenta variadas utilizações, como por exemplo, essas a seguir:
- Materiais de aço inox;
- Materiais produzidos a partir do aço inox;
- Instalações hospitalares;
- Segmentos de cutelaria (talheres, panelas, baixelas);
- Equipamentos sanitários, pias e móveis;
- Revestimentos de elevadores;
- Corrimões de escada;
- Eletrodomésticos (fogão, geladeira, micro-ondas);
- Peças para automóveis;
- Equipamentos náuticos;
- Construção civil.
O Aço Inox 304 é uma liga metálica composta por Ferro, Carbono, Silício, Manganês, Fósforo, Enxofre, Cromo e Níquel. Ele é o mais conhecido entre os aços da família dos Austeníticos.
É ainda um excelente material para o desenvolvimento de produtos para indústrias de diferentes segmentos. Entre as suas principais qualidades estão:
- Resistente à corrosão a uma temperatura de até 920ºC;
- Pode ser soldado com facilidade;
- Tem alta praticidade de conformação.
Devido essas características do Aço Inoxidável 304, ele é indicado para a fabricação de:
- Peças para trens e ônibus;
- Tanques para transporte de líquidos e produtos diversos;
- Tubulações, reatores e tanques de mistura para diferentes indústrias;
- Sistemas de exaustão;
- Painéis e revestimentos para residências, edifícios e estádios;
- Corrimãos e apoiadores para interiores e exteriores;
- Utensílios como talheres e panelas;
- Itens como pias e cubas;
- Estruturas para móveis como mesas e cadeiras;
- Aparelhos como cafeteiras, lavadoras e fogões;
- Revestimento de elevadores.

Sendo assim, este tipo de Aço Austenítico tem aplicações nas indústrias aeronáuticas, náuticas, ferroviárias, petroquímicas, açucareiras, alimentícias e têxteis, entre outras.
Além disso, esta liga metálica está de acordo com as especificações e políticas da “Good Manufacturing Practices”, traduzido para o português como “Boas Normas de Fabricação”, da área de Saúde.
Por está de acordo com as especificações, esse Aço possibilita sua utilização na fabricação de ferramentas e recursos para hospitais, clínicas e indústrias farmacêuticas.
O Aço Inox 316 é parecido ao 304. Ele possui grandes quantidades de cromo e níquel, contém silício, manganês e carbono, sendo o ferro a maior parte de sua composição.
A principal diferença entre o Aço Inoxidável 304 e o 316 é a composição química, com o 316 contendo uma quantidade significativa de molibdênio; tipicamente 2 a 3 por cento em peso, enquanto apenas vestígios são encontrados no 304.
O Aço 316 conta com cerca de 2,50% de molibdênio em sua composição. Essa liga garante a essa classe de Aço Inox uma qualidade superior para as mesmas aplicações do Aço 304.
O maior teor de molibdênio resulta em grau 316 possuindo maior resistência à corrosão. O Aço Inox 316 é considerado uma das escolhas mais adequadas ao selecionar um Aço Inoxidável Austenítico para aplicações marítimas.
Outras aplicações comuns do aço inoxidável 316 incluem:
- Equipamento de processamento e armazenamento químico;
- Equipamentos de refinaria;
- Dispositivos médicos;
- Ambientes marinhos, especialmente aqueles com cloretos presentes.
Como escolher o Aço Inox ideal?
Apesar dos Aços 304L e 316L terem uma grande resistência à corrosão, maior inclusive do que os Aços 304 e 316, por conta de sua baixa faixa de carbono, isso não significa exatamente que eles serão sempre os mais adequados e sustentáveis para o seu projeto.
É preciso entender a sua composição e aplicação. Fique atento também as certificações utilizadas pelos aços na fabricação, bem como sua forma de estocagem e manuseio, que impacta totalmente na duração do material.
Para lhe ajudar, podemos falar de algumas situações em que o Aço Inoxidável 304 pode ser a melhor escolha. O Inox 304 pode ser a sua melhor escolha, caso a aplicação demande uma excelente conformabilidade. O maior teor de molibdênio no Grau 316 pode ter efeitos adversos na conformabilidade.
Quando a sua preocupação é com custos, o grau 304 é normalmente mais acessível do que o grau 316. Contudo, o modelo 316 pode ser a sua melhor escolha, caso o ambiente de aplicação inclua uma grande quantidade de elementos corrosivos.
Caso o material tenha que ser colocado debaixo d’água ou exposto à água de forma consistente, o aço 316 também é o mais indicado. É ideal também em aplicações onde exija a maior resistência e dureza.
O Aço Inox é um produto no mercado classificado por meio da norma criada pela American Iron and Steel Institute (AISI), definindo uma nomenclatura de acordo com os elementos que compõem a matéria-prima do Aço Inox, como ferro e níquel.
Devido a existência de uma grande variedade de tipos de aços, foram criados sistemas para sua classificação conhecidos como normas técnicas do aço, os quais periodicamente são submetidos a revisões.
As primeiras ligas de Aço Inox foram descobertas no início do século passado, a partir da junção do cromo ao ferro.
No decorrer dos anos, muitas outras foram criadas a partir de variadas composições químicas. Hoje são inúmeras as aplicabilidades e ligas que existem no mercado. Algumas delas muito especificas para determinados nichos, como o alimentício, por exemplo.
Conheça, abaixo, os principais tipos de normas técnicas do Aço Inox:
- ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normatização técnica do país em todas as áreas. Para o Aço Inox, ela usa o mesmo código da AISI.
- AISI: American Iron and Steel Institute (Instituto Americano de Ferro e Aço) foi criado em 1908 e é a entidade que normatiza o aço inox nos Estados Unidas. No Brasil, é a nomenclatura mais comum usada no mercado.
- ASTM: American Society for Testing and Materials (Sociedade Americana de testes e materiais). Ela antecede a AISI e é a maior incorporadora mundial de normas.
No geral, o Aço Inox possui diversos benefícios, por isso é tão utilizado na fabricação de diferentes produtos da indústria. Podemos falar, então, que são:
- Resistentes à corrosão;
- Proporcionam facilidade de limpeza;
- Aparência higiênica e brilhante;
- Material higiênico;
- Baixo custo de manutenção;
- Resistência a variação de temperatura;
- Resistência a altas temperaturas;
- Material reciclável.

Onde utilizar Aço Inox 304 e Aço Inox 316?
Os Tubos de Aço Inox 304/316 são muito utilizados nas indústrias alimentícias, petroquímicas e farmacêuticas. Esses tubos permitem uma higienização de maior qualidade na produção dos mais variados produtos.
Os Tubos de Aço, no geral, são amplamente reconhecidos no mercado por sua qualidade, oriunda de sua matéria-prima, por seus formatos diferenciados e versatilidade de aplicação.
Estes tubos também ótimas opções para os mais variados tipos de segmentos, pois apresentam uma variedade de especificações, como por exemplo, AISI 304, AISI 304L, AISI 304H, AISI 309, ASTM A 213, A-249, A-269, A-270, A-312, A-358, A-409, etc.
Apesar dessa variedade toda, o mais procurado é o Tubo de Aço Inox 304. Entenda melhor o porque dele ser tão utilizado.
O Aço Inoxidável que compõe um Tubo de Aço Inox 304, possui uma liga de diferentes elementos químicos, como o cromo, níquel e o molibdênio.
Devido a estes diferentes elementos, e em especial ao cromo, o Aço Inox possui uma excelente resistência perante a corrosão ou desgaste. A liga presente em um Tubo de Aço Inox 304, tem uma quantidade balanceada de pelo menos, 10,5 por cento de cromo.
Esse Tubo 304, pode apresentar formatos arredondados, retangulares ou quadrados, com tipos variados de polimentos.
Como um elemento versátil, pode ser empregado na produção de artigos variados como utensílios de uso domésticos, sendo eles garrafas térmicas, aquecedores, congeladores, entre outros.
Além disso, também pode ser utilizar em ferragens para postes, refinarias de açúcar, estruturas de máquinas, engrenagens, parafusos, instrumentos médicos, elevadores, tanques, caldeiras, elementos arquitetônicos, entre outros.
O fato de serem resistentes perante a corrosão torna os elementos mais duráveis e com menores gastos referentes a manutenções.
Devido à abundância de sua matéria-prima, um Tubo Inox 304, não possui um preço de compra elevado, o que possibilita seu uso em diversos setores de mercado.
Contudo, mesmo tratando-se de um material com bons valores, deve-se sempre atentar a qualidade e garantia que é oferecida pelos fornecedores.
O Tubo Inox 316 também é muito versátil e possui muitos benefícios. Esse produto poder ser encontrado no mercado com formatos variados, como o redondo, quadrado, retangular ou sextavado.
Possui ainda espessuras distintas, que podem ser padronizadas ou solicitadas especificamente pelo cliente.
Os benefícios que se destacam são a resistência, a durabilidade e a uniformidade de composição.
Esses Tubos 316 são fabricados por meio do processo de fundição por centrifugação. Pode-se encontrar produção de tubos nos tipos: 304 – 304L – 310 – 316 – 316L – 321– ALLOY.
É preciso apenas ter em mente que o Tubo Inox 316 é de uso específico e apresenta características muito próprias em relação a outros tipos de tubos de aço inox, por isso a importância de procurar bons fabricantes.
A Tubulação de Aço Inox é usada em um grande número de aplicações de encanamento. Um dos motivos é que o Aço Inoxidável é muito robusto, composto de 80-90% de aço e 10-20% de crómio.
Esses Tubos podem lidar com variados tipos de pressões exercidas pela água nas estruturas de canalização.
A superfície de Aço Inoxidável não permite muita adesão por partículas ou bactérias, por isso, processos de purificação não vão passar dos detritos não intencional. O aço Inox não contamina a água potável.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre os Tubos de Aço Inox, recomendamos que você leia também nosso outro artigo clicando aqui.

Conheça a composição química do Aço Inox 304 e 316
Existem ainda os Aços 304L ou 316L que são versões desses mesmos aços citados no tópico anterior, Aço Inox 304 e 306, mas com menor teor de carbono.
Entre as três famílias de Aço Inox, os Aços 304 e 316 e Aços 304L e 316L fazem parte dos Austeníticos, como falamos lá no início deste artigo, caracterizada pelo amplo número de ligas e aplicações de seus tipos.
Aços Inox Austeníticos são compostos por ferro, cromo e níquel, e têm alta resistência à corrosão e maior resistência em relação a trincas e rupturas. Essa resistência ocorre mesmo considerando baixas temperaturas.
As faixas de composição química dos Aços 304 ou 316 e 304L ou 316L são geralmente as seguintes:
AISI 304 ou 316
- Carbono: máximo de 0,08%;
- Molibdênio (somente AISI 316): 2 a 3%;
- Níquel: 8 a 12%;
AISI 304L ou 316L
- Carbono: máximo de 0,03%;
- Molibdênio (somente AISI 316L): 2 a 3%;
- Níquel: máximo de 12%.
Além da diferença do teor de carbono, as faixas de composição química dos demais elementos são essencialmente as mesmas.
Elementos como cromo e níquel são mais ou menos similares em todas as variantes dos Aços 304 ou 316 e 304L ou 316L.
O Aço 304L europeu, denominado 1.4306 e 1.4307, por exemplo, tem a faixa de níquel mínima de 8%, semelhante em relação das variantes do Aço 304, denominado 1.4301.
O que difere ambos são as faixas de carbono, sendo um máximo de 0,03% para o 304L e máximo de 0,07% para o tipo 304.
O mesmo vale para o 316 e o 316L, com seus aços europeus (1.4401 e 1.4404, respectivamente) iguais em todas as faixas de carbono, com máximo de 0,07% para o 1.4401 e máximo de 0,030% para 1.4404.
Os tipos de aço 304L e 316L são versões construídas com baixo carbono como alternativas do aço padrão para superarem o risco do que chamamos de corrosão intercristalina.
A corrosão intercristalina (ou desintegração da solda) ocorre quando as extremidades do material são mais suscetíveis a corroerem do que o seu interior.
Isso geralmente ocorre com a precipitação do Cromo em ligas de Aço Inox em alta temperatura, utilizado na Camada Passiva do Aço Inoxidável, isto é, o filme que protegeria o Aço Inox de ser corroído.
O baixo teor de carbono dos Aços 304L e 316L impede que a corrosão intercristalina ocorra, especialmente nas sessões mais “grossas” do Aço.
A soldagem dos aços de baixo carbono são geralmente mais fáceis, possivelmente por conta de sua resistência física. Isso pode impactar os níveis de tensão residual após sua adequação no processo.
É muito importante saber a composição química de cada liga de Aço Inox AISI, assim, você consegue investir naquele que servirá melhor a seus propósitos e que seja mais aderente às necessidades do seu projeto.
Encontre Tubos de Aço Inox 304 e 316 aqui na Tubos ABC
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos.
Comercializamos tubos, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN. Além de fazemos o procedimento de Biselamento de Tubos de acordo com as medidas solicitadas pelo cliente.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento agora!
