Principais diferenças entre tubos de aço galvanizado e tubos de aço carbono
4 de abril de 2023Tudo o que você precisa saber sobre os tubos de aço
25 de abril de 2023Você sabe para que servem os tubos mecânicos de norma DIN EN 10297-1 E-355+N? Eles desempenham um papel muito importante nos sistemas industriais.
São produtos indicados principalmente em ambientes/projetos que exigem segurança, alta resistência e durabilidade. Saiba mais sobre esse tipo de tubo e se ele é o mais indicado para o seu projeto!
Você já conhece os tubos mecânicos, norma DIN EN 10297-1 E-355+N?
Os tubos mecânicos de norma DIN EN 10297-1 E-355+N são muito resistentes e duráveis. Eles são feitos de aço com estrutura sem costura, ou seja, são perfurados em seu interior proporcionando ainda mais resistência a pressões elevadas.
São usados com frequência em projetos mecânicos de alta resistência, proporcionando bastante segurança, já que são fabricados de acordo com a norma europeia EN 10297-1.
O processo de fabricação desses tubos é bastante rigoroso, feitos a partir de aço com composição química definida e propriedades mecânicas aprimoradas por meio de tratamentos térmicos.
É interessante entender o significado do termo, no qual a letra “E” em “E-355+N” possui o significado de que o aço utilizado para produzir o tubo tem qualidade melhor do que os aços convencionais.
Já o número “355” significa que o tubo possui resistência mínima à tração em megapascals (MPa), e o “+N” indica que o tubo é fornecido no estado normalizado, ou seja, ele é submetido a um tratamento térmico para melhorar suas propriedades mecânicas.
Para que servem os tubos mecânicos de norma DIN EN 10297-1 E-355+N?
Os tubos mecânicos de norma DIN EN 10297-1 E-355+N possuem diversas funções, principalmente quando falamos de projetos industriais, inclusive na área de engenharia mecânica. Eles servem então para:
- Transportar fluidos e gases
Usados com frequência em sistemas de tubulação para transportar fluidos e gases, como óleo, gás, água e vapor, em aplicações industriais, como petróleo e gás, construção naval, construção civil, entre outras.
- Suportar cargas estruturais
Utilizados como elementos estruturais em aplicações como torres, pontes, edifícios, estruturas marítimas, turbinas eólicas e outras estruturas de engenharia civil e mecânica.
São tubos que suportam bem as cargas estáticas e dinâmicas, como o peso próprio da estrutura e cargas de vento, neve e terremotos.
- Conduzir energia mecânica
Usados para transferir energia mecânica em aplicações como eixos, hastes, engrenagens, acoplamentos e outras peças de máquinas industriais.
Esses tubos suportam cargas axiais e radiais, como torque, vibrações e cargas de impacto.
- Fabricação de cilindros hidráulicos
Usados como material de construção em cilindros hidráulicos em máquinas e equipamentos pesados, como guindastes, escavadeiras, tratores e outros equipamentos móveis. Eles suportam altas pressões e cargas dinâmicas.
Onde utilizar os tubos mecânicos de norma DIN EN 10297-1 E-355+N?
Os tubos mecânicos de norma DIN EN 10297-1 E-355+N são muito versáteis, já que podem ser aplicados em diversas áreas e projetos que exigem alta resistência e durabilidade. São usados em setores como:
- Indústria Automotiva;
- Indústria da construção;
- Indústria de equipamentos pesados.
- Indústria Naval.
Também são utilizados na área de engenharia mecânica, em peças estruturais, hastes, eixos, cilindros hidráulicos, dentre muitos outros. Confira abaixo alguns exemplos de aplicações nessa área:
- Peças estruturais: usados em pontes, torres e edifícios, para suportar cargas pesadas e resistir a esforços de flexão e torção;
- Eixos e hastes: usados na fabricação de eixos e hastes em máquinas industriais, como bombas, motores, turbinas e compressores, devido à sua alta resistência e capacidade de suportar cargas axiais e radiais;
- Cilindros hidráulicos: usados na fabricação de cilindros hidráulicos para equipamentos pesados, como escavadeiras, tratores e guindastes, devido à sua capacidade de suportar altas pressões e cargas dinâmicas;
- Outras aplicações: os tubos E-355+N também são usados em outras aplicações de engenharia mecânica, como tubulações de óleo e gás, tubulações de vapor, sistemas de refrigeração e aquecimento, dentre outras.
Em geral, os tubos mecânicos de norma DIN EN 10297-1 E-355+N são usados com frequência em projetos que exigem alta resistência mecânica, longa durabilidade e segurança.
Características mecânicas dos tubos de norma DIN EN 10297-1 E-355+N
As características mecânicas dos tubos de norma DIN EN 10297-1 E-355+N os tornam adequados para aplicações que exigem alta resistência e durabilidade. Veja abaixo as principais características mecânicas deles:
- Resistência à tração: os tubos E-355+N têm uma resistência mínima à tração de 355 MPa, o que significa que podem suportar altas cargas e tensões sem se deformar ou quebrar.
- Resistência à flexão: os tubos E-355+N são altamente resistentes à flexão, o que significa que podem suportar cargas aplicadas perpendicularmente ao seu eixo sem se dobrar ou quebrar.
- Tenacidade: os tubos E-355+N possuem alta tenacidade, o que significa que podem absorver energia sem quebrar. Isso os torna adequados para aplicações que exigem alta resistência a impactos e cargas dinâmicas.
- Dureza: os tubos E-355+N possuem dureza controlada, o que significa que podem ser usados em aplicações que exigem superfícies duras e resistentes ao desgaste.
- Estabilidade dimensional: os tubos E-355+N são produzidos com tolerâncias dimensionais precisas, o que significa que têm uma geometria uniforme e estável. Isso os torna adequados para aplicações que exigem precisão dimensional e repetibilidade.
- Boa soldabilidade: os tubos E-355+N são geralmente bem soldáveis, o que significa que podem ser facilmente unidos a outros componentes sem comprometer suas propriedades mecânicas.
Por essas razões, mencionadas acima, que os tubos de norma DIN EN 10297-1 E-355+N são tão utilizados em variadas indústrias.
Quando falamos de tubos mecânicos, também podemos lembrar dos tubos de norma VMEC 134 AP ST 52, que são feitos de acordo com a especificação técnica VMEC 134, e fabricados com o aço carbono ST 52, um material que possui alta resistência e boa soldabilidade.
São ótimas opções também para sistemas que exigem alta resistência e durabilidade, tais como:
- Fabricação de estruturas metálicas: os tubos VMEC 134 AP ST 52 são usados para a fabricação de estruturas metálicas em aplicações como pontes, torres de energia, edifícios e outras estruturas que exigem alta resistência e durabilidade.
- Fabricação de equipamentos mecânicos: os tubos VMEC 134 AP ST 52 são utilizados na fabricação de equipamentos mecânicos, tais como máquinas de construção, máquinas agrícolas, guindastes, entre outros.
- Fabricação de peças automotivas: os tubos VMEC 134 AP ST 52 também são usados na fabricação de peças automotivas, tais como chassi de veículos, sistemas de suspensão e outras peças que exigem alta resistência e durabilidade.
Os tubos VMEC 134 AP ST 52 também podem ser usados na fabricação de equipamentos de perfuração, máquinas de mineração, dentre muitas outras áreas.
Contudo, antes de adquirir o seu tubo, consulte profissionais experientes na área para saber qual modelo é mais indicado para o seu ambiente.
Limites da norma DIN EN 10297-1 E-355+N para a composição química e propriedades mecânicas dos tubos trefilados e laminados:
Composição química:
- Teor de carbono (C): ≤ 0,22%;
- Teor de silício (Si): ≤ 0,55%;
- Teor de manganês (Mn): 1,00-1,60%;
- Teor de fósforo (P): ≤ 0,030%;
- Teor de enxofre (S): ≤ 0,030%;
- Teor de nióbio (Nb): ≤ 0,07% (ou 0,15% para aço ligado);
- Teor de cromo (Cr): ≤ 0,30% (ou ≤ 0,65% para aço ligado);
- Teor de molibdênio (Mo): ≤ 0,10% (ou ≤ 0,25% para aço ligado);
Propriedades mecânicas (valores mínimos):
- Resistência à tração: 490 MPa;
- Limite de escoamento: 355 MPa;
- Alongamento: 22%;
- Dureza Brinell: 155 HB (máximo).
Está chegando na Tubos ABC a primeira importação de tubos mecânicos norma DIN EN 10297-1 E-355+N
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço, em vários modelos e formatos. Comercializamos tubos, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Recentemente adquirimos os tubos mecânicos de norma DIN EN 10297-1 E-355+N importados, oferecendo qualidade, segurança e excelentes preços para os nossos clientes.
Trabalhamos sempre com materiais de qualidade, pensando no bom custo-benefício para os clientes. Contamos ainda com uma equipe de profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!