No dia a dia acelerado que temos atualmente, sequer percebemos a importância que itens estruturais têm, seja em grandes obras ou em simples objetos. No entanto, quem precisa de tubos de aço para determinado projeto sabe muito bem como ele é fundamental.
Em equipamentos médicos, em automóveis ou dentro das paredes do edifício onde residimos, os tubos de aço estão presentes. Até mesmo em exposições de artes plásticas contemporâneas eles recebem destaque.
Se você quer saber mais sobre a finalidade do tubo de aço carbono e as suas vantagens, veio ao lugar certo. Hoje veremos quais são os principais setores que fazem uso desse tipo de peça. Vamos lá!
Os Tubos de Aço oferecem diversas vantagens, uma das principais é a sua alta capacidade de suportar pressão interna e externa, ou seja sua alta resistência. Não é por mero acaso que o Super Homem é conhecido como “homem de aço”, não é mesmo?
A liga de ferro com carbono utilizada em tubulações permite uma sustentação eficiente em obras de infraestrutura. Confira mais algumas das suas vantagens:
Para ganhar ainda mais resistência, o tubo de aço pode ser revestidos pelo processo de galvanização. E quanto mais carbono for adicionado em sua composição, mais rígido e resistente esse tubo será.
Como você viu, usar tubo de aço carbono, seja ele galvanizado ou não, é uma excelente opção para os mais diversos tipos de produtos e obras. Ele está presente principalmente em setores como:
É bastante provável que o setor da construção civil seja o que apresente maior demanda por tubo de aço. Em todo canteiro de obras observamos os estoques e as diferentes maneiras como eles são aplicados nas mais diversas fases do projeto.
A tubulação é fundamental para a rede elétrica, rede hidráulica, rede de esgoto, rede de gás e até mesmo em escadarias. Cada obra e suas respectivas necessidades podem ser contempladas com o tubo de aço carbono.
Diversos nichos e segmentos industriais precisam de tubos de aço para suas estruturas metálicas e até mesmo para o direcionamento de matérias primas e do produto final. Eles estão no parque de máquinas e nas diferentes fases da produção.
Processos de usinagem e transporte de fluídos com diferentes temperaturas, composições químicas e níveis de pressão são alguns exemplos mais frequentes que ilustram essa demanda.
O tubo de aço carbono sem costura é o mais utilizado no setor petrolífero. Ele segue normas técnicas e padrões rigorosamente determinados para evitar quaisquer acidentes ou vazamentos.
Por se tratar de um ambiente crítico, a tubulação com ligas de aço é fundamental devido a sua resistência. Ela suporta variações de temperatura, pressão e corrosão de sulfetos.
Algumas das fases e áreas em que os tubos estão presentes são: em plataformas de extração de petróleo, nos cruzamentos entre poços petrolíferos, no processamento e na refinação, na logística de estoque, no transporte e na distribuição do petróleo e derivados, entre outras.
No setor automotivo e de autopeças, o tubo de aço aparece tanto na parte mecânica como também na parte elétrica. Ele garante mais segurança para o veículo e suporta as altas temperaturas do motor e seus processos de combustão.
Já na construção naval, os tubos estão tanto em pequenas embarcações como nos gigantes navios de cruzeiro e de transporte de containers. É primordial que as peças sejam seguras, precisas e dignas de confiabilidade para assegurar a integridade da tripulação e passageiros.
Dentre os praticantes de musculação, um termo muito comum é “puxar ferro”. No entanto, é a liga do ferro com o carbono que garante a segurança dos equipamentos onde são feitos os exercícios. O aço é capaz de suportar o peso da estrutura e a pressão realizada pelos usuários.
Outra grande vantagem do tubo de aço em aparelhos fitness é que ele não oxida. Mesmo estando exposto ao suor e a ação do tempo, é fácil de limpar e ferrugem é algo inexistente nas peças.
Na área médica e odontológica, tubos de aço são muito utilizados. Eles estão em aparelhos para exames, na tubulação de oxigênio e em inúmeros elementos estruturais que dependem da confiabilidade proporcionada pelas peças.
Além da resistência, a durabilidade é outro fator de destaque do aço carbono nesse setor. Da mesma forma a higiene e a segurança química.
O tubo de aço está presente em playgrounds, jardins de infância, parquinhos e estruturas de recreação para crianças. Balanços, escorregadores e gangorras são apenas alguns dos exemplos que podemos citar.
Afinal de contas, brincadeira de criança é coisa séria no quesito segurança. Com tubos de aço carbono os brinquedos podem causar menos preocupação para os pais, pois suportam o peso, o impacto, as intempéries e todas as pressões às quais ficam sujeitos.
Móveis e imóveis levam tubos de aço carbono, algo que se intensificou especialmente de uns anos para cá. Arquitetos e designers estão se dando por conta da versatilidade e imponência desse material, que dá sustentação a mesas, cadeiras, parapeitos, estantes para livros, camas, poltronas, corrimões, e muito mais.
Em projetos mais recentes, tubos da fiação elétrica e hidráulica têm ficado expostos também. Pode até parecer inusitado, mas com a estética refinada que eles apresentam essa pode ser uma excelente ideia em lofts e ambientes com estilo industrial.
E por falar em estética, obras de arte também podem usar o tubo de aço como estrutura ou até mesmo como atrativo. Especialmente em ambientes externos, as peças tornam-se mais duráveis e mesmo expostas à ação do tempo.
Um exemplo célebre é a escultura Singing Ringing Tree, que podemos traduzir para o Português como ‘árvore cantante’. Ela foi toda construída com tubos de aço pelos artistas Mike Tonkin e Anna Liu, estando exposta atualmente em Lancashire, na Inglaterra.
Existem diferentes tipos de tubos de aço, os mais comuns são os redondos, mas há ainda os quadrados e os retangulares. Os quadrados, por exemplo, estão muito presentes no setor da Construção Civil e indústrias.
Os tubos quadrados oferecem muita qualidade e exatidão para diferentes tipos de projetos. Eles são fabricados em diversas medidas e tamanhos, oferecendo grande resistência e confiança. Eles são aplicados principalmente em:
Mas é importante que esses tubos de aço sejam fabricados de acordo com as normas de padronização brasileiras, pois nelas estão especificadas normas de segurança, resistência, tamanho, forma e precisão dos tubos.
Tubo de aço que não passa por testes de qualidade pode não atender a demanda necessária do projeto ou até mesmo de uma máquina, não cumprindo com suas verdadeiras características e vantagens. Por isso, busque por profissionais experientes e confiáveis.
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubo de aço com costura e sem costura, em vários modelos e formatos.
Além de trabalhamos com os tubos de aço, comercializamos válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Nossos materiais são de alta qualidade, tendo certificação nacional e internacional. Contamos ainda com profissionais qualificados, experientes e responsáveis.
Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto. Faça um orçamento conosco!
1 Comment
[…] citar abaixo vários setores que utilizam os tubos de aço e suas vantagens, como por […]