Os tubos de aço liga ASTM A335 desempenham um excelente papel em indústrias e trabalhos que envolvem altas temperaturas.
Eles possuem diversas vantagens, sendo muito seguros devido passarem por teste de inspeção e serem fabricados de acordo com as normas nacionais e internacionais.
Veja, neste texto de hoje, o que são os tubos de aço liga, suas principais aplicações, modo de fabricação e onde encontrá-los.
Os tubos de condução de aço liga ASTM A335 são muito resistentes, por isso são ideais para serviços de altas temperaturas.
Costumam ser tubos feitos sem costura, da junção do aço-liga molibdênio e cromo-molibdênio, contendo até 1% de Mo e até 9% de Cr, sendo materiais ferríticos (magnéticos), específicos para o uso em temperaturas elevadas.
O cromo presente no tubo de aço liga melhora a resistência à oxidação e à corrosão, principalmente se tratando de altas temperaturas.
Quanto maior for a quantidade de cromo, maior será a resistência do tubo. Os tubos de aço liga são mais resistentes, em relação as altas temperaturas, do que os tubos de aço carbono.
Até a quantidade de 2,5% de Cr, há um ligeiro aumento na resistência à fluência, sendo que percentagens maiores de Cr reduzem de forma acentuada essa resistência (exceto nos aços inoxidáveis austeníticos, contendo níquel).
Por todos esses fatores mencionados, os aços-liga com até 2,5% de Cr são específicos para serviços de alta temperatura, com grandes esforços mecânicos e baixa corrosão.
O molibdênio é o elemento mais importante na melhoria da resistência a fluência do aço, contribuindo também para aumentar a resistência a corrosão alveolar.
Da mesma forma que as aços-carbono, esses aços-liga estão também sujeitos a fraturas frágeis repentinas quando submetidos a temperaturas muito baixas, não devendo por isso serem empregados em nenhum serviço com temperatura inferior a 0°C.
Os aços-liga Mo e Cr-Mo também se enferrujam, embora mais lentamente do que os aços-carbono. O comportamento desses aços em relação aos ácidos e álcalis é semelhante ao do aço-carbono.
Os materiais com ate 2,5% de Cr são específicos para serviços em altas temperaturas, como por exemplo as tubulações de vapor superaquecido.
Os materiais com mais de 2,5% de Cr são muito usados em serviços com hidrocarbonetos quentes, devido à sua alta resistência a corrosão pelos compostos de enxofre contidos nos hidrocarbonetos.
Todos esses aços são ainda empregados para serviços com hidrogênio. Os aços-liga contendo níquel são materiais especiais para uso em temperaturas muito baixas, sendo a temperatura limite tanto mais baixa quanta maior for a quantidade de níquel.
Tanto os aços-liga Mo e Cr-Mo como também os aços-liga Ni são materiais difíceis de soldar, exigindo tratamentos térmicos.
As principais especificações da ASTM para tubos de aços-liga são as seguintes:
O material A335 é uma classificação de materiais da ASTM específica para tubos de aço liga e baixa liga, para serviços de alta pressão e alta temperatura, de até 590ºC.
Os tubos de aço liga podem ser utilizados em diversos lugares, principalmente indústrias e locais onde é preciso mexer com temperaturas extremamente elevadas. São usados em:
Estão presentes também em indústrias de geração de energia e petroquímicas. E devido a necessidade atual de energias alternativas, eles são muito usados para condução de vapor nas usinas cogeradoras, essencialmente nas que usam a biomassa como matéria-prima.
Podem ainda conduzir variados tipos de fluidos como água, ar, líquidos e gases. Possuem diversas vantagens como, por exemplo:
Eles possuem todas essas vantagens, devido sua composição contar com a adição de metais na dosagem mais adequada para tais requisitos.
Os tubos de aço liga atendem às mais criteriosas exigências em relação às suas propriedades mecânicas e outros fatores, como a homogeneidade estrutural e a precisão dimensional.
Podem ser encontrados nas mais variadas especificações, dimensões e diâmetros. São tubos sem costura que possuem graus/classes P5, P9, P11, P22, P91 e P92, ou seja, são tubos de aço ligado ferrítico.
Para que esses fatores sejam atendidos, fabricantes submetem seus produtos a ensaios que contam com auxílio de sistemas avançados como as técnicas de ultrassom, partículas magnéticas, raios gama, medições a laser e eletromagnéticas.
No geral, os tubos de aço liga são fabricados conforme a norma ASTM A335, feitos especialmente para suportar temperaturas extremamente elevadas.
Apesar de existir diferentes classes de tubos de aço liga, o processo de fabricação deles é igual. Seja o ASTM A335 classe P5, P9, P11, P22, P91 ou P92, todos são indicados para o uso em caldeiras de alta pressão.
Esses tubos passam por inspeção, testes, tratamentos de superfície, tratamento térmico, dentre diversos outros testes para comprovar a sua eficácia. Veja, resumidamente, como funciona os testes:
Para material tratado termicamente pelo processo contínuo, os testes devem ser feitos em um número suficiente de tubos para constituir 5% do lote, mas em nenhum caso menos de 2 tubos.
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos.
Além de trabalhamos com os tubos de aço liga ASTM A335, comercializamos válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Nossos materiais são de alta qualidade, tendo certificação nacional e internacional. Contamos ainda com profissionais qualificados, experientes e responsáveis.
Faça um orçamento conosco! Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.