Os tubos de aço são produtos muito úteis, presentes em diversos setores e com diferentes aplicações.
O processo de fabricação faz com que eles ganhem bastante resistência, principalmente devido os componentes do aço. Saiba mais neste texto!
Os tubos de aço são utilizados com frequência no setor industrial. Pelo fato de serem fabricados com aço, eles são mais flexíveis e de fácil moldagem.
São produtos versáteis que servem para diferentes usos. Estão presentes, principalmente no setor da construção civil, mecânico e de metais.
Tubulações de esgoto, gás natural e diversas outras estruturas de máquinas e equipamentos industriais e agrícolas, utilizam os tubos de aço de diversos modelos e para diferentes aplicações.
Também são usados em usinas hidrelétricas e termelétricas. Eles fazem por exemplo, o transporte de energia e fluidos.
O aço é um material muito resistente, é uma liga metálica composta por ferro e carbono variando entre 0,008 e 2,11%.
Em relação ao ferro, o aço possui muito mais vantagens, um exemplo é a sua ductibilidade – facilidade de ser deformado seja por forja, laminação e extrusão.
Há muitos modelos e tipos de tubos de aço, cada um com sua característica, importância e aplicação. Podemos citar, por exemplo, os tubos de aço carbono, tubos de aço inoxidável, tubos galvanizados.
Os tubos de aço carbono são utilizados em instalações industriais, mineração, redes de combate a incêndio e muitos outros setores. Possuem diversos diâmetros externos, internos e espessuras.
Esses tubos possuem alta resistência, não corroem e são muito duráveis, por isso são seguros para instalações e demais serviços que fazem seu uso.
Já os tubos de aço inox estão presentes em nosso dia a dia muito mais do que imaginamos. Eles são utilizados em corrimões de escadas, tubulações de pias, canos de bicicletas etc.
O aço inoxidável possui muitas qualidades, entre elas podemos falar da sua capacidade de manter a água limpa, quando usados em transporte desse fluido, e sua alta resistência tanto a pressões externas quanto internas.
Por fim, podemos falar dos tubos galvanizados, tão resistente quanto os tubos que mencionamos anteriormente.
Eles passam pelo processo de galvanização, uma certa “proteção”, no qual ganham mais resistência, principalmente a mudanças climáticas, ideais para ambientes externos, por não passarem pelo processo de corrosão (ferrugem).
A galvanização é o ato de revestir o aço com uma camada de zinco bem fina, a fim de potencializar sua resistência anticorrosiva.
Os tubos galvanizados são ideias para o transporte de líquidos, não podendo ser utilizados no transporte de gás, devido o zinco que o reveste poder entupir as linhas dos tubos quando eles começam a lascar.
No geral, os tubos de aço são utilizados em diversos locais, principalmente nas indústrias, instalações hidráulicas e diversos outros setores, como os exemplos já mencionados. São utilizados, inclusive, em móveis como mesa e cadeiras e portões. Veja abaixo os principais setores que utilizam os tubos de aço:
Devido a versatilidade desses tubos, sua qualidade e segurança, eles são muito importante para diversos tipos de usos. Contudo, para que funcionem de forma correta, cumprindo todas as suas boas características, eles precisam passar por um processo de fabricação de acordo com os padrões de qualidade e normas técnicas.
O processo de fabricação dos tubos de aço se resume basicamente a duas formas: com costura ou sem costura.
Tubos de aço carbono com costura são produzidos a partir de uma chapa de aço que se aquece em uma “calandra“, nesse processo, as duas pontas da placa se juntam e são soldadas. É um material de menor custo, mas possui variedades de metragens.
A fabricação de tubos de aço desse tipo são usados como componentes de transmissão, ideais para ferramentas de perfuração. São muito usados também em indústria de automóveis, indústrias agrícolas, produtos de manutenção, equipamentos e móveis.
Já os tubos de aço sem costura não possuem soldas, eles são fabricados a partir de cilindros de aço que são aquecidos para serem perfurados e ficarem ocos, logo, possuem superfície lisa e sem junções.
Esses tubos sem costura são ideais para o uso em tubulações de gás, que apresentam grande pressão. Bastante usados em projetos que envolvem a aplicação de pressão de óleos e vapores, como em pistões hidráulicos e caldeiras.
A diferença entre os tubos de aço com costura e sem costura, além do processo de fabricação, é a facilidade de limpeza. O tubo com costura é mais fácil de ser limpo e possui bom custo-benefício.
O processo para avaliar a qualidade tanto do tubo com costura, quanto do sem costura é o mesmo. Isso pode ser feito através de medidores de raio-x, no qual o cilindro é regulado de acordo com a sua espessura adequada. Um deles é movido para um tubo de aço de tamanho e formato estabelecido. Já o outro é responsável pelo aço que está sendo produzido.
Após esse processo de avaliação, os tubos ficam prontos e aptos para serem usados em suas devidas aplicações de forma segura.
Podemos falar também do processo de fabricação dos tubos calandrados com costura saw. Eles são produzidos a partir de bobinas de aço laminado e conformados por meio de uma operação contínua em máquinas automáticas.
Sua fabricação ocorre através de um processo delicado, o de calandragem, como já falamos também neste artigo, nesse processo são utilizados diferentes metais, como: aço carbono, aço inox e alumínio.
Esse tipo de tubo recebe dois passes de solda TIG, um externo e outro interno aplicados simultaneamente, garantindo perfeita penetração e uniformidade ao longo de toda a solda.
Podem ser fabricados de chapa de aço inox, calandrados e soldados longitudinal e circunferencial pelo processo TIG e nas dimensões das normas ANSI – B36.19 ou ANSI – B36.10. São aplicados em diversos ramos de atividades.
A Tubos ABC é uma empresa referência no segmento de tubos de aço. Ela reconhece o quanto é significativo o cumprimento das normas técnicas e oferece produtos de extrema qualidade a sua clientela.
Também conta com frota própria, realizando entregas em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Diversas parcerias com grandes empresas já foram firmadas, o que demonstra a confiabilidade que o mercado tem em relação à empresa e aos seu catálogo de tubos, válvulas e conexões.
Para eventuais dúvidas ou para solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo!