Onde utilizar o tubo de aço galvanizado?
10 de outubro de 2022Tudo o que você precisa saber sobre os tubos de aço carbono sem costura
7 de novembro de 2022Tubos e conexões galvanizadas são peças extremamente resistentes e duráveis que fazem toda a diferença nos projetos industriais, área da construção civil e muitos outros setores.
Contudo, lembre-se sempre de adquirir esses produtos de empresas responsáveis e que garantem ao cliente itens de qualidade e garantia.
O que diferencia os materiais galvanizados dos demais?
A principal diferente entre os tubos e conexões galvanizadas para as não-galvanizadas é que as primeiras recebem um banho de zinco.
Esses produtos passam por um processo conhecido como “zincagem” ou “galvanização“, resultando em tubos e conexões mais resistentes, principalmente à corrosão.
No geral, a galvanização proporciona diversos benefícios aos itens e projetos no qual são aplicados, dentre eles podemos mencionar, por exemplo:
- Maior resistência, principalmente à corrosão;
- Grande durabilidade;
- Mais segurança, evitando vazamentos.
Produtos feitos de aço carbono e aço inoxidável já costumam ser muito resistentes e com longa vida útil; logo, com a galvanização, se tornam ainda melhores.
Os tubos galvanizados costumam ser usados para a condução de diferentes tipos de fluidos, mas principalmente dos fluidos corrosivos em indústrias e projetos residenciais.
Já as conexões são peças menores que auxiliam os tubos a se conectarem, a abrir e vedar sistemas em tubulações, além de fazerem desvios e evitarem vazamentos.
Quando escolher tubos e conexões galvanizadas para compor seu projeto?
Como mencionamos no tópico anterior, os tubos e conexões galvanizadas são ideais para serem utilizados em projetos que transportam fluidos corrosivos.
Esses itens são essenciais para a passagem de gás, vapor e líquidos. No mercado mesmo encontramos diversos modelos de tubos e conexões.
No caso dos tubos encontramos os mais comuns que são redondos, além de outros formatos como os retangulares e quadrados. Também encontramos variados tipos de tamanhos, materiais e funcionalidades.
Quanto as conexões encontramos também diferentes modelos como, por exemplo: conexões curvas, cotovelos, tampões, flanges, entre outros.
As conexões ainda são encontradas em aço carbono, inoxidável, cobre e muitas outras especificações, se adequando em cada tipo de projeto e necessidade.
Em resumo, quando seu projeto precisar de tubos e conexões ainda mais resistentes, principalmente em relação a ação corrosiva, o mais indicado é procurar itens galvanizados ou galvanizá-los depois.
É possível adquirir tubos e conexões galvanizadas a um excelente custo-benefício ou optar pelo processo depois, caso você já tenha esses itens apenas fabricados com o aço, mas sem a galvanização.
Na hora de adquirir esses itens, confira se a empresa é experiente, confiável e se segue as normas e testes para esses tipos de produtos.
Para que realmente cumpram com o que prometem, esses itens precisam passar por testes, possuindo certificados que comprovem suas características benéficas.
Conheça os tipos de galvanização existentes
Existem, pelo menos, dois tipos de galvanização, são eles:
- Galvanização a quente (galvanização a fogo): Tubos ideais para a condução de fluidos e gases em geral, consiste na galvanização total do material, por meio da imersão do produto em zinco, conforme a norma NBR 5580;
- Galvanização a frio: Tubos indicados para estruturas metálicas como os alambrados e os andaimes (que não transportam fluidos). O processo de galvanização a frio é feito por meio do choque eletrostático, no qual o zinco só se fixa em sua parte externa.
Na galvanização a fogo, o material recebe um banho de zinco fundido, resultando em peças mais duráveis e mais sustentáveis. A galvanização a fogo é um processo químico que reveste o aço com zinco. Assim, seu principal objetivo é impedir o contato do material base, o aço (liga Ferro Carbono), com o meio corrosivo.
Como o zinco é mais anódico do que o elemento ferro na série galvânica, é ele que se corrói, originando a proteção catódica, ou seja, o zinco se sacrifica para proteger o ferro.
A galvanização a fogo pode ser encontrada em quase todo tipo de aplicação e indústria onde o aço é empregado. As indústrias de utilidades domésticas, processos químicos, papel e celulose, construção civil, automotiva e de transporte, para numerar algumas poucas, tem feito grande uso histórico da galvanização, no controle da corrosão.
Esses setores citados acima continuam fazendo uso da técnica até hoje. Por mais de 140 anos, a galvanização a fogo tem sido um sucesso comercial como método de proteção frente à corrosão de uma grande variedade de aplicações.
Já o processo de revestimento feito em galvanização a frio acontece de forma manual com tinta de qualidade elevada de zinco, sendo passada no exterior do tubo.
Existe também a galvanização eletrolítica, que é a deposição do zinco em aço ou ferro através de corrente elétrica. A corrente elétrica fornecida pelas redes de distribuição é transformada de alternada para corrente contínua através de retificadores, tendo a separação da corrente em duas partes, a positiva e a negativa (Anodo e Catodo).
Ao escolher produtos galvanizados, como tubos e conexões, você evita prejuízos financeiros, afinal, você não vai precisar substituir a peça em tão pouco tempo. Outra vantagem também é que você contribui com a preservação do meio ambiente.
Adquira tubos e conexões galvanizadas com quem entende do assunto!
Se você busca tubos e conexões galvanizadas de qualidade e garantia, pode contar com a Tubos ABC. Somos especialistas na distribuição de tubos de aço com costura e sem costura, em vários modelos e formatos.
Também comercializamos conexões, válvulas, flanges e muitos outros produtos. Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais preparados e disponíveis para tirar todas as suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!