O processo de fabricação de tubos galvanizados é importantíssimo para garantir a blindagem contra corrosão em tubos de aço. No entanto, muita gente não sabe ao certo como ele acontece e quais são seus métodos. Hoje vamos desvendar essa técnica.
Em um primeiro momento, pode até parecer simples galvanizar uma peça. Ela é mergulhada em zinco fundido e, por consequência, recebe uma camada protetora. Mas essa não é a única possibilidade.
Para conhecer as diferentes formas de obter um tubo galvanizado e seus principais benefícios, fique atento à publicação de hoje. Você entenderá melhor a respeito de um processo fundamental para garantir a durabilidade de tubos de aço carbono.
Os tubos galvanizados são muito resistentes e versáteis, servem para transportar fluidos não corrosivos como, por exemplo: água, vapor, óleos, entre outros fluidos, exceto gás. Ele é revestido com zinco, fazendo com que não enferruje.
Devido passar por rigorosos testes regulamentados por órgãos fiscalizadores, eles acabam sendo mais seguros, eficientes e de alta qualidade. Possuem ainda um excelente custo-benefício.
Não é recomendado para o transporte de gás, já que o zinco pode entupir as linhas dos tubos quando esse começa a lascar. Apesar dessa exceção, os tubos galvanizados podem ser utilizados em diversos setores da indústria e para diferentes aplicações.
O aço galvanizado, utilizado na fabricação dos tubos, é um produto que passa pelo processo de galvanização – o ato de revestir o aço com uma camada de zinco bem fina, a fim de potencializar sua resistência anticorrosiva.
Nas empresas fornecedoras de tubos de aço é possível encontrar variados tamanhos de tubos galvanizados, alguns modelos inclusive podem ser formulados conforme a preferência do cliente.
A fabricação de tubos galvanizados, em termos gerais, acontece de duas maneiras: galvanização a quente e galvanização a frio.
A galvanização a quente serve para preparar os tubos para a condução de fluidos e gases. Esse processo consiste na galvanização total do material, por meio da imersão do produto em zinco, conforme a norma NBR 5580.
Já a galvanização a frio é feita para outro tipo de utilidade, que não seja no transporte de fluidos, como as estruturas metálicas, alambrados e os andaimes. Os tubos que passam por esse processo recebem um choque eletrostático, no qual o zinco só se fixa em sua parte externa.
Existem peculiaridades na produção de cada tipo de peça. Tais variantes são determinadas pela norma de órgãos reguladores da qualidade do resultado final.
Normalmente, as peças são produzidas a partir de chapas de aço para posteriormente serem trabalhadas e revestidas com o zinco ou com ligas metálicas de zinco. Ou seja, são tubos com costura, todavia homogêneos.
Os tubos galvanizados são produzidos a partir de chapas de aço, mas eles podem passar por diversos outros processos de galvanização, como por exemplo:
Algumas das especificações para a fabricação de tubos galvanizados são advindas de diversas instituições, principalmente dessas abaixo:
Dentre os métodos empregados para a fabricação de tubos galvanizados, estão os procedimentos que serão descritos a seguir. Confira!
Para o tubos ou outras peças metálicas serem revistadas, é necessário dar um “banho” de zinco ou de liga de zinco fundido. Para tanto, a peça passa pelas seguintes etapas:
As normas que regulamentam a fabricação de tubos galvanizados por imersão a quente são: NP EN ISO 1461:2012, NP EN ISO 10684:2013, NP EN 10346:2015 e NP EN 10240:1998.
Esse é um procedimento onde íons de zinco em uma solução são ligados a um ânodo (polo positivo de um circuito elétrico) e levados a revestir uma peça que está ligada em um cátodo (polo negativo de um circuito elétrico). Assim, o zinco se deposita na superfície da peça para protege-la.
A norma que regulamenta esse tipo de galvanização é a EN ISO 2081:2008. O processo também pode ser chamado de galvanoplastia de zinco.
O procedimento de galvanização de superfícies ferrosas via cementação por zinco ocorre em um tambor rotativo que chega à temperatura de 500 graus. Nele, peças pequenas são colocadas junto com zinco em pó, formando uma liga intermetálica.
A norma que regula a cementação por zinco é a EN 13811:2003. O processo também pode ser chamado de Sherardizing.
O processo contínuo de galvanização é usado para revestir chapas de aço e, embora denominado contínuo, pode ser dividido em etapas:
Os tubos galvanizados podem ser aplicados em diferentes tipos de indústrias, para diversas finalidades, veja abaixo alguns exemplos:
Na indústria automobilística, os tubos de aço galvanizado são utilizados na produção de peças e demais componentes para veículos.
São muito seguros, por isso exercem ótima função também em indústrias químicas e petroquímicas, fazendo o transporte de fluidos que passam em seu interior. Por conta da baixa rugosidade dos tubos galvanizados a formação de crostas em seu interior é impedida.
Estão presentes na construção de redes hidráulicas de condomínios e indústrias de todo o Brasil. Nas obras públicas, como as sinalizações de trânsito e postes de iluminação, devido a sua elevada resistência à corrosão e durabilidade.
Nas instalações de redes de combate a incêndio, os tubos de aço galvanizado garantem alta resistência a temperatura. Mas isso se justifica por conta do processo de galvanização, pois caso contrário, o tubo simples de aço, sem galvanização pode não suportar tanto.
Nas usinas de álcool e açúcar, esses tubos oferecem resistência suficiente para conduzir líquidos mesmo que quentes ou agressivos.
Esse tipo de tubo, quando não utilizado no transporte de fluidos, pode ser aplicado na construção e montagem de: andaimes, cercados na agropecuária, alambrados, corrimãos e guarda-corpos, entre muitos outros.
Independentemente de qual for a aplicação, se você precisar de tubos galvanizados não hesite em contatar a equipe da Tubos ABC. Temos uma série de tubos de aço carbono com ou sem galvanização para atender aos mais diversos segmentos.
Somos uma empresa especializada na distribuição de tubos com e sem costura, em vários modelos e formatos. Comercializamos também válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Nossos produtos são de qualidade e possuem certificação, produzidos conforme as normas técnicas nacionais e internacionais. Além disso, temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Conheça nossa empresa, tire suas dúvidas e faça um orçamento agora!
1 Comment
[…] pela sua segurança e ousadia. Profissionais da engenharia e arquitetura estão incluindo o tubo de aço galvanizado como uma peça coringa em diversos dos seus […]