conexoes-astm-a234-wpb

Conexões ASTM A234 WPB

Especificação Conexões ASTM A234 WPB  / ASME B16.9

Conexão ASTM A234 WPB é a especificação padrão para conexões de tubos de aço carbono e ligas de aço forjado para serviço de temperatura moderada e alta.

Esta especificação cobre os acessórios de aço carbono e liga de aço forjado de construção sem costura e soldada. Essas conexões são para uso em tubulações de pressão e na fabricação de vasos de pressão para serviço em temperaturas moderadas e elevadas.

O material para os acessórios deve consistir em aço forjado, barras, chapas, produtos tubulares sem costura ou soldados por fusão com adição de metal de adição. As operações de forjamento ou modelagem podem ser realizadas por martelamento, prensagem, perfuração, extrusão, torção, laminação, dobra, soldagem por fusão, usinagem ou pela combinação de duas ou mais dessas operações.

O procedimento de conformação deve ser aplicado de modo que não produza imperfeições prejudiciais nos acessórios. Acessórios, após a formação a uma temperatura elevada, deve ser resfriado a uma temperatura abaixo da faixa crítica sob condições adequadas para evitar defeitos prejudiciais causados pelo resfriamento muito rápido, mas em nenhum caso mais rapidamente do que a taxa de resfriamento no ar parado.
Os acessórios devem ser submetidos a teste de tensão, teste de dureza e teste hidrostático.

Composição Química (%) Conexões ASTM A234 WPB

Composição Química (%) Conexões ASTM A234 WPB

Notas:

  1. Para cada redução de 0,01% abaixo do C máximo especificado, um aumento de 0,06% Mn acima do máximo especificado será permitido, até um máximo de 1,35%.
  2. A soma de Cu, Ni, Cr e Mo não deve exceder 1,00%.
  3. A soma de Cr e Mo não deve exceder 0,32%.
  4. O equivalente máximo de carbono (CE) deve ser 0,50, com base na análise de calor e a fórmula CE = C + Mn / 6 + (Cr + Mo + V) / 5 + (Ni + Cu) / 15

Propriedades mecânicas da Conexão ASTM A234 WPB

Propriedades  mecânicas da Conexão ASTM A234 WPB


Qual é o processo de fabricação de conexões para tubos ASTM A234 WPB?

É simplesmente um identificador desenvolvido pela ASTM.
Os acessórios em questão são fabricados da mesma maneira que o tubo auxiliar para esta especificação.

Em tamanhos muito grandes, os acessórios podem ser fabricados em peças e soldados juntos, como é o caso de muitos acessórios grandes.

O termo usado para a fabricação é chamado ?forjado?, o que significa que é trabalhado em oposição a ser moldado ou forjado.

Quanto ao W em pé para soldável, não tenho certeza de que está correto, uma vez que são muitos, muitos acessórios para tubos que são soldáveis, mas possuem designações diferentes de W. Note a referência abaixo.

O forjamento é o processo de fabricação de conexões para tubos ASTM A234 WPB.

  • W = WELDÁVEL / forjado
  • P = RELATIVA AO P NUMERO DE MATERIAL DE LIGA
  • B = REFERIR AO RENDIMENTO MÍNIMO DO MATERIAL
O padrão mais recente é: ASTM A234 / A234M-07

Especificação Padrão para Conexões de Tubulação de Aço Carbono Forjado e Aço de Liga para Serviço de Moderada e Alta Temperatura.

Este padrão cobre conexões de aço carbono forjado de construção sem costura e soldada que são fabricadas de acordo com as especificações dimensionais de ASME B16.9 e B16.28.

Estas conexões são principalmente para uso em tubulações de pressão e na fabricação de vasos de pressão para serviço em temperaturas moderadas e elevadas.

A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de Tubos, Conexões, Válvulas, Flanges, Barras de Aço Inox e outros Serviços.
FAÇA UM ORÇAMENTO