Entenda como funcionará o mercado de Tubos de Aço neste ano de 2022
25 de abril de 20221 em cada 5 navios porta-contêineres, está parado do lado de fora de portos congestionados
10 de maio de 2022Setores da indústria e área da construção civil utilizam com frequência os tubos para condução de diversos tipos de fluidos, sempre feitos de aço para resistir à corrosão e demais adversidades do projeto. Tubos de norma ASTM A53 são muito eficientes para a condução de líquidos, gases, vapores, ar comprimido e muito mais.
São tubos muito resistentes e seguros. Contudo, para ter ainda mais segurança, esses produtos precisam seguir as normas ASTM ou outras similares.
As normas ASTM asseguram que os materiais de aço ali presentes suportam pressões, impactos e demais ações propostas nos ambientes. Mas lembre-se que é muito importante conferir quais produtos são mais adequados para o seu projeto.
Entenda um pouco mais sobre as normas ASTM, principalmente sobre a norma A120 que foi substituída pela norma ASTM A53. Busque empresas experientes no assunto e adquira produtos mais confiáveis.
O que é a norma ASTM A53?
A norma ASTM A120 foi cancelada no órgão responsável no ano de 1987, sendo substituída pela norma ASTM A53. Ela diz respeito a fabricação de tubos de aço carbono de seção circular, podendo serem com costura ou sem costura, pretos ou galvanizados por imersão a quente, para condução de fluidos.
Sua norma similiar brasileira é a conhecida NBR 5590, no qual nomeia os produtos que possuem propriedades químicas e mecânicas definidas.
Os materiais, principalmente os tubos produzidos de acordo com a norma ASTM A53 são fornecidos nos graus A e B, sendo o grau A apto a ser dobrado e flangeado; e o grau B podendo sofrer flangeamento e dobramento limitado.
Os tubos, feitos conforme essa norma, são fornecidos com ou sem rosca, com extremidades lisas ou biseladas. São ideais para a condução de líquido, gás, vapor, ar comprimido etc.
As normas ASTM, no geral, fazem com que os materiais de aço sejam testados antes de irem para o mercado para serem vendidos. Os produtos, assim, passam por rigorosos testes de qualidade, comprovando sua segurança, qualidade e resistência.
Essas normas são parecidas com as normas brasileiras, como por exemplo, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Em resumo, elas orientam e definem os padrões de produtos feitos de aço, suas características, aplicações e muito mais.
A sigla “ASTM” é a abreviação do nome de uma organização internacional, a American Society for Testing and Materials, em português: “Sociedade Americana de Testes e Materiais”.
Adquirir produtos que seguem as normas ASTM garante ao seu projeto mais qualidade, segurança, resistência e durabilidade. Os produtos acabam seguindo um padrão de qualidade, proporcionando mais eficácia nos resultados.
A organização ASTM tem como função estudar, desenvolver e publicar normas técnicas internacionais, principalmente para os tubos de aço e demais produtos feitos do mesmo material.
O órgão é conhecido por ser a maior incorporadora de normas do mundo, tendo ao todo 12.000 normas, possuindo 143 comitês principais e diversos membros no mundo.
É uma organização fundada em 1898 nos Estados Unidos, depois de cientistas e engenheiros analisaram as quebras frequentes dos trilhos de trem e desenvolveram uma norma para o aço utilizado nas ferrovias, pesquisa comandada por Charles Benjamin Dudley.
Auxilia diversos comitês técnicos voluntários e atualmente está localizada na cidade de West Conshohocken, Pensilvânia, sendo uma das mais antigas entidades normativas ainda em funcionamento.
Além de ter um site, a ASTM publica de ano em ano o um livro de padrões ASTM, contudo para ter acesso completo é necessário uma assinatura.
Ao contrário da ABNT ou da DIN, a ASTM não é um organismo nacional de normatização dos Estados Unidos, quem realiza esse papel é a ANSI. Contudo, a ASTM é dominante entre os desenvolvedores.
Aplicações dos Tubos de norma ASTM A-53
Os produtos que seguem as normas ASTM possuem diversas aplicações, principalmente para setores da indústria e da construção.
Para diferenciar as normas, seu material e tipos de aplicações, cada uma ganha uma numeração específica, possuindo classificações de acordo com o tipo de aço usado em sua fabricação.
Os aços para uso estrutural, por exemplo, são identificados pela letra A , seguida por dois, três ou quatro dígitos. Os aços com especificação de quatro dígitos são usados para aplicações de engenharia mecânica, máquinas e veículos etc.
Os aços estruturais do grupo A são voltados para aplicações na área da construção civil, construção naval e ferroviária.
As especificações com dois e três dígitos aplicam-se a laminados planos, formas estruturais, chapas-perfis interconectáveis e barras.
De um modo geral, os materiais produzidos conforme as normas ASTM são indicados para o uso na área de:
- Engenharia e construção;
- Indústria Aeroespacial;
- Indústria Automotiva;
- Indústria de Energia;
- Indústria Química;
- Indústria Petroquímica.
Quando falamos especificamente dos tubos de norma ASTM A53, podemos dizer que eles são mais indicados para os trabalhos que envolvem a condução de líquidos, gases, vapores, ar comprimido, dentre outros.
Esses tubos de norma ASTM A53 são fornecidos nos diâmetros 17,2mm (3/8”) até 660,4mm (26”) e nas paredes de 2,31 até 6,02mm, fabricados nos Graus A e B. Os tubos de Grau A, por exemplo, são ideais para operações que envolvem solda e dobramento.
Benefícios dos tubos de norma ASTM A53
Adquirir produtos com certificação da ASTM faz toda a diferença, já que eles passam por rigorosos testes de qualidade, levando mais resistência e segurança para o seu projeto. Os principais benefícios de adquirir tubos de norma ASTM A53, são:
- Certificação de qualidade;
- Produtos de confiança e segurança;
- Alta compatibilidade;
- Desenvolvimento e pesquisa para novas descobertas;
- Facilitação de comercialização e acesso ao mercado;
- Projetos mais seguros, eficientes e com certificação internacional.
O comprimento normal de fabricação dos tubos de norma ASTM A53 é de 6.000mm com tolerância de +/- 120mm, admitindo um máximo de 10% de tubos com comprimentos menores.
Esse tipo de tubo pode ser fornecido com qualquer comprimento fixo até 20 metros, possuindo diâmetro externo de até 48,3mm (1.1/2”) = +0,4 – 0,79mm.60,3mm (2”) e maiores = +/- 1%. Com espessura de parede, espessura mínima igual a espessura nominal de 12,5%.
A superfície dos tubos de norma ASTM A53 é em geral preta ou decapada, podendo ser galvanizada. Conforme a necessidade do cliente, os tubos, a partir da dimensão nominal 3/4”, podem ser fornecidos com a rebarba interna removida.
Esses tubos ainda podem ser fornecidos com pontas lisas (isentas de rebarba) ou chanfradas. E o mais importante é que todos passam por teste hidrostáticos em pressões adequadas ao uso, durante o tempo mínimo de 5 segundos.
Os tubos são fornecidos com certificado de ensaio das propriedades mecânicas, ensaios de achatamento, teste hidrostático e análise química. Por isso, fique atento a essas questões na hora de adquirir os seus tubos.
Onde encontrar tubos de norma ASTM A53?
A Tubos ABC é uma empresa experiente e referência no segmento de tubos e demais acessórios feitos de aço. Todos os produtos são de extrema qualidade que seguem as normas técnicas ASTM, NBR e muitas outras.
Fornecemos tubos de aço com costura e sem costura, em vários modelos e formatos. Comercializamos ainda outros equipamentos como: válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Contamos com frota própria, realizando entregas em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Já firmamos diversas parcerias com grandes empresas, o que demonstra a confiabilidade que o mercado tem em relação à empresa e ao catálogo de tubos, válvulas e conexões.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Para eventuais dúvidas ou para solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo!