Processo e fabricação de Tubos Galvanizados
2 de maio de 2023Principais usos de tubos de aço estruturais
16 de maio de 2023Os tubos de aço para indústrias precisam ser escolhidos de forma rigorosa, já que esse tipo de setor é um dos mais exigentes do mercado.
Há normas para padronizar máquinas, equipamentos e até mesmo acessórios, levando em consideração a segurança para no ambiente e eficiência nos projetos.
No mercado existe uma grande variedade de tubos de aço, possuindo características distintas e apropriadas para cada tipo de aplicação. Saiba mais detalhes lendo o conteúdo a seguir!
Por que utilizar tubos de aço nas indústrias?
São diversos os motivos para usar os tubos de aço nas indústrias, afinal são produtos feitos com material extremamente resistente, durável e seguro.
O aço é uma liga metálica composta, basicamente, por carbono e ferro, sendo um material muito versátil, por isso é utilizado em vários setores industriais.
É ainda um material muito popular devido unir seus tantos benefícios ao baixo custo de produção, alta disponibilidade de matéria-prima e fácil aplicação.
Os principais benefícios proporcionados pelos tubos em indústrias são:
- Elevada resistência;
- Alta durabilidade;
- Excelente custo-benefício;
- Maleabilidade;
- Versatilidade;
- Segurança;
- Sustentabilidade.
Esses tubos possuem alta resistência mecânica, sendo capazes de suportar grandes cargas de peso, pressão e tensão. Também possuem alta resistência à corrosão.
São ideais para projetos onde a alta resistência é uma exigência como, por exemplo, na construção de estruturas, equipamentos de mineração, automóveis e aeronaves.
Sua durabilidade é longa, principalmente por serem tubos que resistem bem ao desgaste do tempo e a corrosão, sendo ótimas opções para aplicação em ambientes agressivos ou sujeitos a condições extremas de temperatura e pressão.
Os tubos de aço na indústria possuem um excelente custo-benefício, principalmente se comparados com tubos de alumínio ou titânio.
Produtos muito versáteis já que encontramos no mercado uma variedade de diâmetros, espessuras e formatos, atendendo a uma ampla gama de aplicações nas indústrias.
Por fim, os tubos de aço possuem grande facilidade de fabricação, podendo ser soldados, dobrados e cortados em diferentes formas e tamanhos, fazendo com que se adaptem as diferentes necessidades de cada aplicação.
Contudo é importante escolher o tipo de tubo ideal para a sua necessidade, levando em consideração o seu material, tipo de costura e suas características.
São leves, fáceis de transportar, seguros, fáceis de instalar, limpar, manter e substituir. Também são uma escolha sustentável, já que podem ser reciclados e reutilizados.
Aplicações dos tubos de aço nas indústrias
Como você viu, os tubos de aço oferecem muitas vantagens para os projetos. As principais indústrias que fazem o uso desses materiais são:
- Indústria Alimentícia: tubos usados em sistemas de transporte de produtos alimentícios, como leite, cerveja e muitos outros líquidos.
- Indústria Automotiva: utilizados na fabricação de chassis, eixos, suspensão e outras partes do veículo.
- Indústria da Construção: usados em estruturas de construção, como pontes, torres de energia, edifícios, dentre outros.
- Indústria de Petróleo e Gás: amplamente utilizados para transportar petróleo, gás e muitos outros fluidos em todo o mundo.
- Indústria Química: utilizados para transportar produtos químicos corrosivos e tóxicos de forma segura.
É interessante entender ainda que o formato dos tubos de aço influenciam também em sua aplicação. Atualmente há tubos redondos (os mais populares), os quadrados e os retangulares.
Os tubos redondos são mais usados em equipamentos, estruturas metálicas, proteção de cabos, em máquinas agrícolas, indústria naval, construção civil e moveleira.
Eles podem ainda ser escolhidos com costura ou sem costura, sendo que a segunda opção é mais indicada para trabalhos com maiores pressões. São fabricados conforme norma NBR 6591/8261 em chapas pretas ou galvanizadas.
Já os tubos quadrados não são tão comuns, usados em demandas que exigem maiores esforços. Também possuem a opção com ou sem costura, produzidos conforme as normas ABNT: NBR 8261 e NBR 6591.
Esses são mais utilizados na área da construção civil, para fabricar portões e parapeitos. Também são usados na produção de móveis, itens decorativos, eletrodutos, canos para setor de telecomunicação, energia e internet. Por fim, são usados também para a condução de líquidos ou gases em altas temperaturas.
Por fim, há os tubos retangulares que também são muito resistentes, sendo usados com frequência em projetos de estruturas metálicas como vigas e colunas. Facilitam o transporte e manuseio por conta de sua leveza.
O formato retangular desses tubos é ideal para suportes, como mezaninos, pisos e maquinários, na indústria de fundações, serralherias, construção de autopeças do ramo agrícola, fabricação de eixos e ferramentas, de máquinas e produtos ferroviários.
Tipos de tubulação industrial
Existem vários tipos de tubos sendo utilizados nas indústrias, mas os mais comuns são os de fabricados de aço, devido serem altamente resistentes, versáteis, duráveis e seguros. Conheça abaixo os principais tipos:
- Tubos de aço carbono: os mais populares e usados nas indústrias, devido à sua alta resistência e durabilidade. São tubos ideais para aplicações que exigem alta resistência mecânica e alta resistência à corrosão.
- Tubos de aço inoxidável: ainda mais resistentes à corrosão, sendo ideais para aplicações em que o material está sujeito a altas temperaturas, pressões e ambientes corrosivos.
- Tubos de cobre: usados em sistemas de refrigeração e ar condicionado, possuidno alta condutividade térmica e elétrica.
- Tubos de PVC: são leves, duráveis e resistentes à corrosão, o que os torna ideais para aplicações em sistemas de água e esgoto.
- Tubos de ferro fundido: são utilizados em aplicações que exigem alta resistência mecânica, como em sistemas de distribuição de água e gás.
- Tubos de plástico reforçado com fibra de vidro: altamente resistentes à corrosão e são ideais para aplicações em ambientes agressivos, como na indústria química e petroquímica.
É importante conhecer melhor cada modelo, suas vantagens e desvantagens, e escolher o que melhor atenda aos objetivos do seu projeto.
Caso você não saiba ainda qual modelo escolher, busque a ajuda de profissionais que entendem do assunto para lhe indicarem os tubos de aço ideais.
Tubos para indústrias você encontra na Tubos ABC
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos, ideais para as indústrias.
Comercializamos tubos, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!