Tubos de aço na indústria de energia renovável
25 de julho de 2023Confira quais são os tubos mais procurados no mercado
16 de agosto de 2023O melhor material, aço ou ferro, vai depender principalmente de qual será o seu objetivo com ele, qual ambiente será aplicado, qual será o tipo de uso, quais as necessidades do seu projeto, dentre outros.
Confira neste post de hoje, qual material é mais resistente, qual escolher para a sua necessidade, suas principais diferenças, onde adquirir e muito mais.
Entre aço e ferro, qual é mais resistente?
Antes de entender qual é mais resistente, o aço ou ferro, é importante entender como é fabricado cada um e como eles funcionam.
O ferro, por exemplo, é um elemento químico puro em sua essência, está presente em diversos lugares, inclusive em nosso sangue. É um tipo de metal e um dos elementos da tabela periódica que encontramos em abundância no planeta.
Está presente também no núcleo do planeta terra, formado praticamente de ferro e níquel. É um elemento muito antigo, estando presente em nossa humanidade há mais de 4 mil anos, encontrado em ornamentos feitos no Antigo Egito.
Contudo, em estudos, foi por volta de 1200 a.C. que teve início a Era do Ferro. Foi a partir dessa época que foram sendo fabricadas ferramentas e armas de ferro.
Geralmente o ferro passa por alguns processos para ter mais utilidade em nosso dia a dia como, por exemplo, retirar da natureza os minérios de ferro, passá-los por um forno de alta temperatura, junto a outros elementos para ser feita a purificação e depois ser distribuído na forma de lingotes.
O ferro é um elemento muito versátil já que pode ser utilizado para uma infinidade de coisas, devido ser muito maleável e resistente. É ideal para a aplicação em automóveis, navios e estruturas de edifícios.
O ferro é o segundo metal mais abundante na crosta terrestre, estando atrás apenas do alumínio. Ele corresponde a 5% de todo o material na superfície do planeta e pode ser encontrado em diversos minérios como, por exemplo:
- Hematita;
- Magnetita;
- Limonita;
- Siderita;
- Pirita;
- Ilmenita.
No processo de retirar o elemento destes minerais, mencionados acima, o carbono se associa ao ferro. Por isso, é preciso ser controlado no momento da transformação do minério de ferro. Este controle dá origem a diversas formas de aço que falaremos melhor a seguir. Entenda como decidir melhor sobre o aço ou ferro!
Já o aço é uma liga metálica, formada principalmente por ferro e carbono. Contudo, para que realmente seja considerado aço é preciso que a variação no total de carbono em comparação com o total de ferro fique entre 0,008% e 2,11%.
O aço é também um dos elementos presentes na tabela periódica. Suas propriedades podem variar de acordo com a composição química e a quantidade de carbono associado ao ferro.
A ligação do carbono ao ferro acontece de forma natural e para que ele seja controlado, no processo de purificação do ferro (retirado de diversos minerais), o calor de 1200ºC e outros elementos são adicionados para originar o aço líquido.
Após o aço líquido ser solidificado, ele se torna uma liga dura, mas ainda maleável, que serve para diversos tipos de utilização, sendo muito versátil. Conheça a seguir os principais tipos de aço existentes:
- Ferro-carbono: contém menos de 2,1% de carbono na composição;
- Aço inoxidável: a liga metálica é produzida com crômio e possui alta resistência à corrosão;
- Aço ARBL: a sigla é para Aço de Alta Resistência e Baixa Liga;
- Aço rápido: muito rígido e com tratamento à base de calor, tem maior utilização na produção de ferramentas de corte.
Já sabe qual escolher? Aço ou ferro? Tudo vai depender do seu tipo de aplicação e necessidade. Fique atento a esses fatores para fazer a melhor escolha.
Aço ou Ferro qual escolher e quando?
O aço ou ferro, ambos muito versáteis, podendo ser utilizados em diversos tipos de setores, áreas e para diferentes fins. Porém, possuem finalidades diferentes, veja suas aplicações abaixo:
O ferro fundido é indicado para aplicações que necessitem de tenacidade e mais rigidez como:
- Blocos de máquinas;
- Chapas;
- Panelas;
- Tampa de esgoto.
Já o aço, por conter diferentes elementos em sua composição, permite mais versatilidade e maleabilidade em seu uso, podendo ser usado facilmente em aplicações na:
- Arquitetura;
- Construção civil;
- Decoração;
- Indústria.
Aço ou ferro, ambos são produzidos na indústria siderúrgica e estão muito presentes na indústria e área da construção civil. O ferro, por exemplo, está presente no processo de fabricação do aço, que depende consideravelmente do ferro para existir.
No geral, o aço é muito mais resistente do que o ferro, permitindo ser usado em grandes projetos e grandes estruturas, durando por muito mais tempo e suportando mais cargas e intempéries.
Para fazer a escolha certa para o seu projeto ou objetivo é preciso contar com a ajuda de profissionais qualificados que entendem realmente do assunto. Até porque o aço ou ferro são elementos muito parecidos e podem ser confundidos, mas suas características e aplicações são diferentes, como você viu no tópico anterior.
Principais diferenças entre aço e ferro
No geral, a principal diferença entre o aço ou ferro é em relação a sua resistência. A liga metálica é extremamente resistente, mas ainda assim de fácil deformação através de recursos aplicados. Já uma peça de ferro puro é frágil, o que não serviria para as grandes estruturas em que o aço é empregado atualmente.
Apesar de muitos usarem as palavras “ferro” e “aço” como sinônimas, elas são distintas uma da outra. Confira abaixo algumas características que os diferenciam:
FERRO
Definição: É um elemento químico.
Cor: Cinza prateado.
Uso: Diversos, como na construção de casas e outros edifícios. Mas mais importante para a fabricação de aço.
Fórmula química: Fe.
Dureza: 7874 kg / m3.
Ponto de derretimento: 1537,85ºC.
O Ferro é um metal puro e muito versátil, um minério encontrado na natureza. Possui matéria-prima cara e difícil de ser encontrada no estado puro.
É importante saber que o ferro vendido comercialmente não é totalmente puro como quando encontrado na natureza, pois ele conta com até 0,08% de carbono em sua composição. Caso contrário, o produto teria um valor ainda mais elevado. O aço, no entanto, possui uma quantidade maior de carbono.
AÇO
Definição: Liga metálica formada por ferro e carbono.
Cor: Cinza prateado.
Uso: Utilizado nos mais diversos tipos de construções estruturais (edifícios), barcos, carros, entre centenas de outras formas de utilização.
Fórmula química: Formado por ferro (Fe) e carbono (C).
Dureza: Variada.
Ponto de derretimento: Varia de 1425 a 1540ºC.
O Aço é a mistura do ferro com o carbono, com ótima maleabilidade, alta durabilidade, resistência, preço acessível e flexibilidade em sua utilização.
O aço ou ferro, ambos possuem diversos benefícios, principalmente se utilizados no lugar apropriado e de maneira correta. São elementos muito resistentes e versáteis. Confira abaixo seus principais benefícios:
FERRO
- Bom condutor de calor e eletricidade;
- Bastante utilizado para a produção de aço;
- É a principal substância metálica produzida no Brasil;
- É constituinte de diversos utensílios de uso doméstico e industrial;
- Está presente na hemoglobina e mioglobina, sendo importante para sistemas biológicos.
AÇO
- Facilidade de transporte e manuseio;
- Resistência à corrosão;
- Facilidade na desmontagem e reaproveitamento;
- Menos tempo de obra;
- Liga metálica excelente para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.);
- Excelente elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações.
Por conta da maleabilidade, resistência e durabilidade do aço, ele é muito utilizado na fabricação de tubos de aço, cumprindo diversas finalidades na indústria e outros setores.
É importante entender que o aço é um material menos agressivo ao meio ambiente, do que o ferro, e muito mais fácil de ser reciclado. Além disso, sua limpeza, manutenção e manuseio são fáceis de serem feitos.
Os aços galvanizados, por exemplo, são excelentes opções para quem procura produtos mais duráveis e capazes de resistir à ação do tempo. Isso porque o processo de galvanização oferece uma cobertura extra de zinco ao aço, para que ele fique protegido contra a corrosão, durando ainda mais e ganhando mais resistência.
Precisando de tubos de aço? Venha para a Tubos ABC
Conseguiu entender melhor as diferenças entre os elementos e identificar qual é o melhor para o seu objetivo? Aço ou ferro? Se ainda está em dúvida, conte com a nossa ajuda!
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com costura e sem costura, inclusive tubos em aço carbono preto e tubos galvanizados, em vários modelos e formatos.
Comercializamos tubos, barras de aço, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN. Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Solicite um orçamento conosco!