Tubos galvanizados de qualidade: benefícios para seu projeto
12 de setembro de 20235 Benefícios de usar os Tubos de Aço
4 de outubro de 2023A fabricação dos tubos de aço carbono passa por testes rigorosos resultando em materiais muito resistentes, duráveis, úteis e versáteis.
Suas principais funções são conduzir fluidos, gases, servirem como condensadores e trocadores de calor, atuarem em caldeiras e refinarias, e muito outros tipos de aplicações.
O processo de fabricação faz com que eles ganhem ainda mais resistência e durabilidade, principalmente devido aos componentes do aço. Esses tubos podem ser produzidos com costura ou sem costura.
Saiba mais sobre o assunto lendo o texto a seguir!
Como é feito o tubo de aço com costura e sem costura?
A fabricação dos tubos de aço é o principal fator que diferencia os tubos com costura e sem costura, no qual um recebe soldagem em suas extremidades e o outro é perfurado em seu interior.
Os tubos com costura, por exemplo, são emendados por meio de solda por alta frequência, juntando suas extremidades para fechá-los, ou seja, são produzidos a partir de uma chapa de aço que se aquece em uma “calandra“.
Nesse processo de fabricação dos tubos de aço com costura, as duas pontas da placa se juntam e são soldadas. Acaba se tornando um material de menor custo e com variedades de metragens.
São produzidos a partir de bobinas de aço laminadas a quente ou a frio, SAE 1008/1010 e equivalentes, atendendo às especificações da norma ABNT NBR 5580, NBR 5590, DIN EN 10255/2004 (antiga DIN 2440), ASTM A 53, NM 271 e API 5L.
As técnicas mais utilizadas na fabricação desse tipo de tubo são: Longitudinal ou Linha Contínua (ERW) e Calandrado, Espiral ou Helicoidal Contínua (SAW). Eles podem ser adquiridos com ou sem revestimento, de acordo com a necessidade do projeto.
São tubos ideais para a condução de fluidos não corrosivos (como água, vapor, gás e óleos), além de serem bastante utilizados em instalações residenciais e prediais, redes de Incêndio, ar comprimido e ar-condicionado.
Esses tubos com costura costumam estar presentes na:
- Indústria Automobilística;
- Máquinas Agrícolas;
- Usinas de Açúcar;
- Brinquedos e Equipamentos.
Por conta da fabricação dos tubos de aço, eles estão presentes em muitos outros tipos de aplicações, devido a sua variedade de espessura, metragem e diâmetro.
São usados também como componentes de transmissão, ideais para ferramentas de perfuração, produtos de manutenção, equipamentos e móveis.
Ao contrário dos tubos com costura, os sem costura não possuem costura de solda longitudinal. De uma forma geral é uma peça sólida de aço homogênea, fabricada a partir de cilindros de aço que são aquecidos para serem perfurados e ficarem ocos, resultando em uma superfície lisa e sem junções.
No processo de fabricação dos tubos de aço sem costura, um lingote sólido é aquecido e estendido sobre um conjunto de mandris até que o tubo tenha alcançado a sua espessura de parede e diâmetro desejado.
Normalmente, os tubos de aço carbono sem costura de 14 polegadas de diâmetro são rolados de conchas que ampliam o diâmetro e reduzem a parede até que sejam alcançadas as dimensões desejadas.
Tamanhos menores do que 14 polegadas de diâmetro possuem tipicamente estiramento reduzido, pelo qual o diâmetro é gradualmente reduzido e a parede relativamente aumentada através de uma série de rolos.
Há também um processo de formação à frio no que diz respeito à fabricação dos tubos de aço sem costura, mas tais processos de produção são reservados para as diferentes ligas.
Os tubos de aço carbono sem costura são normalmente usados em aplicações de alta pressão. Especificações sem costura comuns incluem: API5L Gr.B, A106, ASTM A333.
Esses tubos estão muito presentes em diferentes indústrias e área da construção civil, sendo usados para estruturas, tubulações, condução de gases, que apresentam grande pressão etc.
Existem diversas formas diferentes de tubos de aço carbono sem costura, podendo ser redondos, quadrados ou retangulares. Possuem ainda algumas classificações e diferenças quanto à sua fabricação, utilidade, flexibilidade, resistência e diâmetro.
Como os tubos sem costura não possuem nenhum tipo de soldadura, eles são considerados mais confiáveis quando o assunto é condução de materiais com muita pressão, como gases e líquidos específicos (óleo e vapor), presentes em trabalhos de caldeiras e pistões hidráulicos.
A diferença entre os tubos de aço com costura e sem costura, além do processo de fabricação, é a facilidade de limpeza. O tubo com costura é mais fácil de ser limpo e possui bom custo-benefício.
Tanto o tubo com e sem costura possuem excelentes funções, desde que a fabricação dos tubos de aço sigam as normas técnicas nacionais e internacionais.
Tubo de Aço: saiba para que serve, suas vantagens e tipos que comercializamos
O processo de fabricação dos tubos de aço é bastante cuidadoso, resultando em um produto de alta qualidade e resistência. Inclusive, antes de irem para o mercado, esses tubos passando por testes rigorosos atestando sua qualidade.
São tubos muito flexíveis e de fácil moldagem, podendo ser aplicados em diversas indústrias, no setor da construção civil, área de mecânica e metais.
Estão presentes em tubulações de esgoto, gás natural e diversas outras estruturas de máquinas e equipamentos industriais e agrícolas. Também são usados em usinas hidrelétricas e termelétricas, fazendo o transporte de energia e fluidos, por exemplo.
O aço é um material muito resistente, é uma liga metálica composta por ferro e carbono variando entre 0,008 e 2,11%. Em relação ao ferro, o aço possui muito mais vantagens, um exemplo é a sua ductibilidade – facilidade de ser deformado seja por forja, laminação e extrusão.
Por conta das características benéficas do aço, os tubos são fabricados de forma a trazer excelentes resultados para diferentes projetos.
Existem muitos modelos e tipos de tubos de aço, cada um com sua característica, importância e aplicação. Podemos citar, por exemplo, os tubos de aço carbono, tubos de aço inoxidável, tubos galvanizados. Todos esses modelos são vendidos pela Tubos ABC.
Os tubos de aço carbono são utilizados em instalações industriais, mineração, redes de combate a incêndio e muitos outros setores. Possuem diversos diâmetros externos, internos e espessuras.
Esses tubos possuem alta resistência, não corroem e são muito duráveis, por isso são seguros para instalações e demais serviços que fazem seu uso.
Devido a versatilidade desses tubos, sua qualidade e segurança, eles são muito importante para diversos tipos de usos. Contudo, para que funcionem de forma correta, cumprindo todas as suas boas características, eles precisam passar por um processo de fabricação de acordo com os padrões de qualidade e normas técnicas.
Composição recebida na fabricação dos tubos de aço
A composição feita na fabricação dos tubos de aço é criteriosa, justamente para proporcionar um material altamente seguro e resistente para os projetos.
O aço em si já é um material muito resistente, por isso é escolhido para compor diferentes tipos de máquinas, equipamentos e acessórios.
Para a fabricação dos tubos de aço são utilizados, no geral, o aço carbono, aço inoxidável e o aço galvanizado. A liga de aço carbono, por exemplo, é conhecida pela sua alta resistência mecânica, possuindo concentração de 0,008% a 2,11% de carbono.
Para que a proteção contra a corrosão seja ainda maior, o tubo pode passar pelo processo de galvanização, no qual ele recebe uma fina camada de zinco.
No caso da liga de inox, ela possui ferro, carbono, cromo, titânio e muitos outros metais em sua fórmula, por isso resiste muito bem à ferrugem.
O processo para avaliar a qualidade dos tubos de aço carbono, seja o com costura ou sem costura, é o mesmo. Isso pode ser feito através de medidores de raio-x, no qual o cilindro é regulado de acordo com a sua espessura adequada.
Um deles é movido para um tubo de aço de tamanho e formato estabelecido. Já o outro é responsável pelo aço que está sendo produzido.
Após esse processo de avaliação, os tubos ficam prontos e aptos para serem usados em suas devidas aplicações de forma segura.
Podemos falar também do processo de fabricação dos tubos calandrados com costura saw. Eles são produzidos a partir de bobinas de aço laminado e conformados por meio de uma operação contínua em máquinas automáticas.
Sua fabricação ocorre através de um processo delicado, o de calandragem, como já falamos também neste artigo, nesse processo são utilizados diferentes metais, como: aço carbono, aço inox e alumínio.
Esse tipo de tubo recebe dois passes de solda TIG, um externo e outro interno aplicados simultaneamente, garantindo perfeita penetração e uniformidade ao longo de toda a solda.
Podem ser fabricados de chapa de aço inox, calandrados e soldados longitudinal e circunferencial pelo processo TIG e nas dimensões das normas ANSI – B36.19 ou ANSI – B36.10. São aplicados em diversos ramos de atividades.
Compre os melhores tubos de aço com e sem costura na Tubos ABC!
Agora que você já sabe como funciona a fabricação dos tubos de aço, adquira os seus com uma empresa especializada e experiente no assunto!
A Tubos ABC é uma empresa referência no segmento de tubos de aço, reconhecendo o quanto é significativo o cumprimento das normas técnicas e a importância de oferecer produtos de extrema qualidade a sua clientela.
Contamos com frota própria, realizando entregas em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Possuímos parcerias com grandes empresas, o que demonstra a confiabilidade que o mercado tem em a nossa empresa e aos nossos produtos.
Para eventuais dúvidas ou para solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo!