Normas internacionais e nacionais para tubos de aço são essenciais para garantir a qualidade e segurança destes produtos.
Elas estipulam quais são os parâmetros em que os tubos devem ser construídos, com o objetivo de suportarem as pressões dos líquidos, vapores, gases e outros fluidos que passam por sua estrutura interna.
Vamos abordar, neste texto de hoje, um pouco mais sobre as normas internacionais e nacionais para tubos de aço e como funcionam. Confira!
Tubos de aço produzidos de acordo com normas internacionais e/ou nacionais são produtos que resultam em alta qualidade, segurança, resistência, durabilidade, entre muitos outros.
Isso ocorre porque as normas são padrões/regras seguras que garantem diversas vantagens para os tubos, principalmente a garantia de algo seguro e confiável.
As mais conhecidas são as internacionais como a ASTM, e as nacionais como a ABNT. Elas fazem com que os tubos sigam um padrão para serem produzidos, além de serem realizados testes para comprovar sua eficácia e resistência.
A ASTM, em inglês “American Society for Testing and Materials” (Sociedade Americana de Testes e Materiais) é um órgão internacional que desenvolve e publica normas de diversos produtos, sistemas e até mesmo serviços.
Ela é considerada a maior incorporadora de normas no mundo todo e tem grande importância em todos os países.
É mantida por milhares de membros e já criou mais de 12.000 normas, facilitando processos, padronizando e trazendo segurança para centenas de nichos.
Todas as normas da ASTM, em relação aos tubos de aço, são essenciais para especificar características dos tubos.
Já a ABNT funciona de forma semelhante aqui no Brasil. Ela é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR),
Atua também, desde 1950, na avaliação da conformidade e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental.
Sua atividade tem como base guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.
A ABNT contribui para a implementação de políticas públicas, promove o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os cidadãos.
Fique atento para não adquirir tubos de aço sem certificados e sem garantia de terem sido fabricados sob normas internacionais e nacionais.
Quando você compra um tubo sem certificado, um produto falso, você corre o risco de ter problemas ainda maiores em seus sistemas e projetos, já que o tubo terá qualidade inferior e pode não ser tão seguro e resistente como os originais.
Como foi mencionado, as normas internacionais e nacionais para tubos de aço servem para garantir que os produtos adquiridos sejam mais seguros e resistentes.
Existem diversas normas criados no exterior e outras similares aqui do Brasil, veja abaixo dois exemplos e suas equivalentes:
ASTM A500 é uma especificação emitida pela ASTM para tubos de aço estrutural. Semelhante a NBR 8261, ela exige requisitos sobre encomenda, fabricação e fornecimento de tubos de aço carbono, com costura e sem costura.
Exige ainda requisitos quanto aos tubos quadrados, redondos ou retangulares, destinados para construção soldada, rebitada ou parafusada de pontes, edifícios e para fins estruturais gerais.
A ASTM A106 é a especificação padrão para tubos de aço carbono sem costura, para serviços de alta temperatura, e são adequados para operações de soldagem, dobra, e flangeamento.
É muito comum o uso de tubos desta norma em refinarias, usinas em geral e fábricas de petróleo que transportam vapor em alta pressão ou líquido sob alta temperatura ou pressão. É muito importante para garantir a resistência e segurança do projeto.
Há ainda as normas ASTM A178, ASTM A214, ASTM A179, ASTM A53 (comercializada na NBR 5590), dentre muitas outras.
Existem muitas normas internacionais e nacionais para tubos de aço, cada uma sendo específica para cada tipo de uso. As principais são:
A sigla é para representar o órgão internacional de padronização e normalização dos tubos, semelhante em nosso país á ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As mais conhecidas são:
Estas normas DIN são de padronização alemã e tem a mesma equivalência da nossa ABNT. São três normas utilizadas na fabricação dos tubos de aço:
Definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as normas são determinantes para a venda de produtos para o mercado nacional, atendendo a parâmetros muitos semelhantes às normas internacionais. As utilizadas para o segmento são:
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos, formatos e todos seguindo as normas internacionais e nacionais dos tubos de aço.
Comercializamos tubos, válvulas, flanges, conexões de normas ANSI e DIN, dentre muitos outros produtos de alta qualidade e segurança.
Temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Oferecemos uma vasta opção de produtos de qualidade e segurança com excelente custo-benefício para os seus projetos.
Faça um orçamento conosco!