Os Tubos API Spec 5CT são utilizados como revestimento ou tubulação para poços de petróleo e gás.
Estes tubos são com costura, feitos por soldagem longitudinal, por isso não são laminados.
Tubos API 5CTpodem ser fornecidos em três níveis de especificação do produto: PSL-1, PSL-2 e PSL-3.
Suas especificações são: 5CT / ISO 11960, possuindo dimensões e características específicas, como por exemplo:
Existem variados modelos de Tubos API 5CT, os principais tipos de aço utilizados neles são: API 5CT J55, API 5CT K55, API 5CT N80, API 5CT L80, API 5CT P110.
Os Tubos de padrão API são fabricados com o objetivo de qualificar a indústria de petróleo e gasolina, conforme as exigências da legislação e do meio ambiente.
Conforme a API, a indústria de gás natural e petróleo pode ter as normas de referência sobre sua indústria.
De acordo com as normas gerais, existem algumas especificações elaboradas para cada produto específico de OCTG, como API 5B, API 5CT (o que estamos falando neste artigo), API 5D, API 5L etc., conheça melhor eles a seguir:
Usado no transporte de água, óleo e gás, nas indústrias de petróleo e gás natural.
Usados principalmente para revestimento e tubulação.
Especificação para tubos de aço-indústrias Casing e Tubing, oitava edição, servem no transporte de petróleo e gás natural para uso em poços.
Podem ser nos modelos H-40, J-55, K-55, N-80, L-80, C-90, T-95, P-110, Q-125. Classe de aço H, J, K, N, o primeiro grupo é de força relativamente baixa.
A série L, C, T representa rendimento restrito invólucro e tubos que normalmente são anti-enxofre e anti-corrosivo. Já o P-110 no terceiro grupo é um aço de alta resistência, assim como o Q-125 da classe.
Especificação de fornecer padrões para perfurar tubos adequados para uso em perfuração e operações de produção.
No geral, os tubos API tem suas especificações especiais para referenciar os principais produtos de OCTG que são os tubos, embalagens, tubulação de broca, colar de buracos, haste e tubo de linha.
Geralmente, o padrão para essas tubulações é especificado por letras maiúsculas e minúsculas, como o API 5CT padrão e API 5D, entre outros.
As normas API constituem o conjunto de especificações, procedimentos e manuais mais amplamente utilizados na indústria de petróleo e gás.
Uma das finalidades dessas normas é garantir a qualidade dos equipamentos que serão utilizados durante todo o processo de exploração e produção de petróleo e gás natural.
A norma API 5L, por exemplo, trata especificamente de oleodutos e gasodutos, enquanto a norma API 5CT trata de tubos e conectores utilizados em casing (revestimento) e tubing (tubagem).
A API 5CT contém definições, descrição dos processos de fabricação, propriedades mecânicas e químicas dos produtos, dimensões e tolerâncias, ensaios e técnicas de inspeção, identificação, e tipos de revestimento e proteção.
O código API 5CT Grau L80 refere-se a um grupo de tubos de aço ARBL utilizados para casing e tubing, e que devem atender a uma série de requisitos especificados pela norma.
Casing e tubing, seqüências de caracteres, são os principais componentes da construção.
Com isso, todos os poços perfurados para o uso de óleo ou de produção de gás devem ser revestidos com materiais resistentes.
O Casing (revestimento) é necessário para:
Já o Tubing (tubagem/tubulação) é o canal no qual o óleo e o gás são trazidos a partir da produção de formações para o campo de instalações de superfície para o processamento.
A tubulação deve estar suficientemente forte para resistir a cargas e deformações associadas com a produção e workovers.
A tubulação deve ser dimensionada para suportar as taxas esperadas de produção de petróleo e gás.
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de Tubos de Aço com e sem costura, em vários modelos e formatos. Comercializamos tubos, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu projeto. Faça um orçamento agora!