Tubos Revestidos Petrobras
25 de janeiro de 2021Fabricação de Tubos de Aço Sustentável
22 de fevereiro de 2021Quando pensamos em serviços envolvendo baixas temperaturas e tubos que não corroem, lembramos precisamente dos Tubos ASTM A333 gr.6 e da NACE MR 0175.
Esses tubos são muito usados em indústrias e proporcionam diversas vantagens, entre elas sua resistência à corrosão, resistência à pressão e versatilidade.
Confira mais sobre o assunto lendo este texto de hoje!
Você sabe o que são os Tubos ASTM A333 gr.6 e NACE MR 0175?
Os Tubos ASTM A333 fazem parte de um padrão de tubos de aço sem costura. Eles são soldados para serviços de baixa temperatura. Também podem ser fornecidos soldados e sem adição de metal na operação de soldagem.
Quando possuem a especificação gr.6, esses tubos comprovam ainda mais resistência ao impacto, aguentando temperaturas bastante frias, até -45º C.
Esses tubos possuem diferentes graus de aço carbono e aço liga, gr.6 por exemplo, significa Grau 6. Há ainda o Grau 1, Grau 3, Grau 4, Grau 7, Grau 8, Grau 9, Grau 10 e Grau 11.
Já a especificação NACE MR 0175 diz respeito a National Association of Corrosion Engineers, em português “Associação Nacional de Engenheiros de Corrosão”. MR0175 é o padrão de necessidades de material para o H2S.
A NACE MR 0175/ISO 15156 estabelece regras comuns, dá sugestões e requisitos para selecionar e qualificar materiais de aço que servem em equipamentos utilizados na produção de petróleo e gás.
Avaliam os tubos e demais equipamentos para descartar os riscos à saúde e segurança tanto do ser humano como do meio ambiente.
Essa organização foi estabelecida em 1943 por 11 engenheiros, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre materiais anticorrosivos e como prevenir a corrosão. NACE é a maior organização sobre controle de corrosão.
Essa mesma norma é usada para a fabricação de aço carbono, tubos e acessórios usados na indústria de petróleo, e geralmente contém carbono a menos de 0.8%.
Os Tubos Nace são usados, então, para o transporte de gases e óleos contendo H2S. A NACE desenvolveu dois padrões significativos relativos ao uso de materiais em ambientes contendo sulfeto de hidrogênio.
Um dos padrões é intitulado MR0175 / ISO 15156, Indústrias de Petróleo e Gás Natural – Materiais para uso em Ambientes que contêm H2S na Produção de Petróleo e Gás; e o outro é MR0103, Materiais Resistentes ao Rachadura por Estresse de Sulfeto em Ambientes de Refino de Petróleo Corrosivo.
O sulfeto de hidrogênio não é apenas um gás venenoso, mas também pode causar corrosão sob tensão em aços e ligas. Esses padrões definem as condições materiais que são adequadas para uso em determinadas condições de serviço de sulfeto de hidrogênio.
Quando a NACE MR0175 foi modificada e co-emitida como ISO 15156 dentro de 2003, as restrições de dureza mudaram de serem listadas por ligas individuais para grupos de ligas.
Os aços inoxidáveis e várias das ligas superiores fornecidas pela Rolled Alloys são adequados para uso em ambientes de sulfeto de hidrogênio e podem ser solicitados para atender a esses requisitos.
Quando a NACE MR0175 foi modificada e co-emitida como ISO 15156 dentro de 2003, as restrições de dureza mudaram de serem listadas por ligas individuais para grupos de ligas.
Os aços inoxidáveis e várias das ligas superiores fornecidas pela Rolled Alloys são adequados para uso em ambientes de sulfeto de hidrogênio e podem ser solicitados para atender a esses requisitos.
A NACE MR0175 lista os requisitos para aços carbono, ligas baixas e ligas resistentes à corrosão. Para cada grupo de materiais, a NACE MR0175 fornece os seguintes requisitos metalúrgicos:
- Química;
- Dureza;
- Tratamento térmico;
- Resistência HIC.
NACE MR0175 também fornece os limites do ambiente, ou seja, a quantidade de H2S expressa como pressão parcial, o teor máximo de cloreto, faixa de pH etc.
Um material compatível com a NACE MR0175 (às vezes referido como material NACE ou tubulação NACE) é um material que atende a todos os requisitos da NACE MR0175 e pode ser usado em ambientes H2S dentro dos limites definidos pela norma.
É extremamente importante dizer: Dureza abaixo de 22HRC é necessária para alguns materiais, mas não é o único requisito da NACE MR0175.
As aplicações dos Tubos ASTM A333 gr.6 e NACE MR 0175?
Os Tubos ASTM A333 gr.6 podem ser aplicados em diferentes locais, mas estão presentes principalmente em lugares onde a tubulação fica exposta diretamente a ambientes frios, seja na hora da construção ou operação.
Eles também são muito utilizados em tubulações de pressão de gás comprimido, suportando a pressão exercida e evitando a todo custo que alguma fenda se abra e cause problemas.
Já os materiais como, tubos e conexões NACE MR0175 são utilizados em líquidos contendo água e meios que incluem todos os tipos de gás, ou H2S contendo petróleo bruto, a pressão parcial absoluta de H2S ≥0,0003 Mpa (0,05 psia).
Quando o gás é de baixa pressão: a pressão total é inferior a 0,4 MPa (65 psia). E no caso de meio multifásico de gás e óleo de baixa pressão, a pressão total é inferior a 1,83 MPa. Materiais de padrões MR0175 são muito resistentes a rachaduras.
Processo de fabricação dos Tubos ASTM A333 gr.6
O aço utilizado no processo de fabricação dos Tubos ASTM A333 gr.6 possui uma taxa de carbono de até 0,3%, e de manganês de 0,4 a 1,05b. Isso torna-os muito mais resistentes.
Em sua fabricação, o aço é sempre normalizado para refinamento do grão e é submetido ao ensaio de impacto “Charpy” a -460 C.
Escolher o material adequado para cada tipo de aplicação de um tubo não é uma tarefa simples, pois é preciso levar em consideração diversos aspectos como:
- Pressão e temperatura de trabalho;
- Fluído conduzido (aspectos de corrosão e contaminação);
- Custo;
- Maior ou menor grau de segurança;
- Sobrecargas externas que existirem;
- Resistência ao escoamento (perdas de carga, em alguns casos específicos).
Para que sejam mais seguros, os Tubos ASTM A333 gr.6 precisam passar por testes que comprovam sua eficácia, como é o caso do teste elétrico não destrutivo ou o teste hidrostático.
O tipo de teste a ser usado fica a critério do fabricante, a menos que especificado de outra forma no pedido de compra. É importante apenas certificar de que o teste hidrostático esteja de acordo com a Especificação A 999 / A 999M.
Na hora de marca os Tubos de Aço Liga ASTM A333 é preciso especificar se seu acabado é a quente, trefilado a frio, sem costura ou soldado, o número do cronograma e as letras “LT” seguido pela temperatura na qual os testes de impacto foram feitos.
Quando o tamanho do tubo acabado é insuficiente para obter amostras de impacto de tamanho inferior, a marcação não deve incluir as letras “LT” seguidas por uma temperatura de teste indicada, a menos que o Requisito Suplementar S1 seja especificado.
Quando o tubo é fornecido na condição temperada e temperada, a marcação deve incluir as letras “QT” e a condição do tratamento térmico deve ser relatada ao comprador ou seu representante.
Tubos ASTM A333 costuma ter as dimensões externas de 1/4″ até 42″ ou 1066,80mm; com espessura da parede: SCH10 ao SCH160, XXS e comprimento máximo de 16000mm.
Somos Distribuidores de Tubos de Condução das melhores marcas
A Tubos ABC é uma empresa especializada na distribuição de tubos de aço com e sem costura, em vários modelos e formatos.
Somos distribuidores de Tubos de Condução Aço liga A333 com CRC Petrobras levando mais segurança, qualidade e durabilidade para os seus projetos.
Além de trabalhamos com os Tubos ASTM A333, comercializamos válvulas, flanges, conexões de normas ANSI e DIN, dentre muitos outros itens.
Nossos materiais são de qualidade, tendo certificação nacional e internacional. Contamos ainda com profissionais qualificados, experientes e responsáveis.
Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e oferecer o produto mais adequado ao seu projeto.
Faça um orçamento conosco!