Tubos Revestidos são aqueles que passam por um processamento após a corrosão, isso faz com que eles consigam prevenir ou retardar a tubulação de aço.
A corrosão de um tubo ocorre no decurso do transporte e também diante de fenômenos de corrosão de reação química ou eletroquímica, por isso é importante fazer o revestimento que proporciona proteção e durabilidade.
A Tubulação de aço revestida pode impedir ou retardar, de forma eficaz, a corrosão de tubos de aço para prolongar a vida útil e reduzir a tubulação de custos operacionais.
Geralmente o revestimento de tubos serve para protegê-los no transporte de fluidos abrasivos, tubos para transporte de fluidos corrosivos, tubos para ambientes agressivos etc.
Podemos dizer ainda que o revestimento é adequado para a proteção de tubulações de aço enterradas ou submersas em temperaturas de projeto de – 40° C até +80° C.
O processo de revestimento de tubos pode ser feito tanto na parte interna como externa dele. Em ambas as partes pode ocorrer a corrosão.
Os revestimentos aplicados no interior dos tubos de aço podem ter as seguintes finalidades:
Qualquer um desses revestimentos pode ser empregado por uma ou mais razões, como:
São muitos os materiais de revestimento disponíveis no mercado, a grande maioria é empregada após a fabricação do tubo, com exceção do zinco (galvanização) que é aplicado no decorrer da fabricação do tubo.
As tubulações podem conter em seu interior revestimentos de diversos materiais, que melhoram algumas das suas propriedades físicas e químicas.
Podemos citar alguns dos materiais mais comuns utilizados para o revestimento interno de tubos, como por exemplo:
Geralmente, o revestimento de tubos é feito com materiais plásticos quando não é possível o uso de tubos de plástico maciço, devido ao diâmetro, à pressão, ou às condições de segurança exigidas para a tubulação.
Esses revestimentos são facilmente aplicáveis em tubos com diâmetros de 80 mm ou maiores, sendo possível a sua aplicação para diâmetros menores a partir de 12 mm.
Podemos dizer que os principais materiais plásticos utilizados para revestimentos de tubos de aço são o epóxi, os fenólicos e os poliuretanos.
Para todos os serviços corrosivos é muito importante que o revestimento protetor seja perfeito e contínuo, isto é, não apresente defeitos locais (falhas, bolhas, arranhões e etc…) bem como cubra, de forma contínua, toda a superfície metálica exposta ao fluido corrosivo.
Um pequeno defeito ou descontinuidade pode causar um ponto de corrosão localizada, que pode ainda causar a perfuração da parede metálica do tubo mais rapidamente do que a corrosão generalizada, caso o tubo não tiver nenhum tipo de revestimento.
Com os revestimentos de concreto é impossível garantir essa perfeição, e por esse motivo não se recomendam este revestimento para serviços severos, apesar do baixo custo e boa resistência à corrosão.
No caso do Tubo Revestido Norma Din 30670:2012, ele é feito em Polietileno Extrudado Tripla Camada. Você pode ver a sua forma de aplicação a seguir:
Após esse processo de revestimento, os tubos ficam muito mais resistentes, podemos falar das principais características boas que eles ganham:
Todo tubo que passa pelo processo de revestimento é submetido a uma rigorosa inspeção em todas as fases, garantindo assim sua qualidade e eficiência.
O revestimento anticorrosivo consiste basicamente das seguintes camadas:
Geralmente os Tubos Revestidos são usados em diferentes locais e aplicações diversas, como por exemplo:
Os Tubos Revestidos Norma DIN 30670:2012 usam o Polietileno. Esse material é um termoplástico derivado do eteno.
As tubulações revestidas com polietileno proporcionam alta resistência ao impacto, mesmo em baixa temperatura, boa resistência química e excelente resistência à abrasão e à corrosão.
Os Tubos da Norma DIN 30670:2012 são utilizados para gás natural, petróleo e mercado naval. Tubo resistente ao impacto, a fluidos químicos, à corrosão e à abrasão.
A aplicação pode ser interna e/ou externa e seu processo de revestimento é por meio de uma pistola.
A Norma DIN 30670 especifica os requisitos para revestimentos à base de polietileno extrudado de três camadas, aplicados na fábrica e revestimentos à base de polietileno, para a proteção contra a corrosão de tubos e conexões de aço.
Esse revestimento de PE (Polietileno) sinterizado de uma ou várias camadas fornece proteção suficiente contra as cargas mecânicas, térmicas e químicas que ocorrem durante a operação, transporte, armazenamento e instalação.
Os revestimentos da DIN 30670 são aplicados a tubos longitudinais ou DSAW ou tubos e conexões de aço sem costura, usados para a construção de dutos para transporte de líquidos ou gases.
Essa norma garante que os revestimentos de PE forneçam proteção adequada contra cargas mecânicas, térmicas e químicas durante a operação, transporte, armazenamento e instalação.
A Norma DIN 30670:2012 especifica os requisitos para revestimentos que são aplicados para tubos de aço no sentido longitudinal, em espiral soldados ou sem costura, e acessórios utilizados para a construção de gasodutos de transporte de líquidos ou gases.
Padrão:
NORMA DIN 30670: Revestimentos polietileno de tubos de aço e acessórios.
NORMA DIN 30678: Polythylene coatiing de tubos de aço e acessórios.
SY/T0413-2002: Norma técnica de revestimento de polythelene para pipeling aço enterrado.
A Tubos ABC é especializada na distribuição de Tubos Revestidos Norma DIN 30670:2012 e diversos outros modelos e formatos de tubos com e sem costura. A empresa tem inúmeras opções à disposição no catálogo de peças.
Comercializamos tubos, válvulas, flanges e conexões de normas ANSI e DIN. Além de fazermos o procedimento de Biselamento de Tubos de acordo com as medidas solicitadas pelo cliente.
Nossos materiais são de qualidade e temos profissionais responsáveis e disponíveis para tirarem suas dúvidas e oferecerem o produto mais adequado ao seu projeto.